Programa “Livro Liberdade para Alma”, da Deso, se expande e ganha acesso virtual

Por Assessoria de Comunicação da Deso

Prestes a completar dois anos de implantação o programa “Livro Liberdade para Alma”, realizado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), e idealizado através da Gerência Socioambiental – GESA, atingiu quase 1.300 títulos, passou a estar disponível para reservas através da intranet e além da sede, está presente no Centro de Distribuição, com expectativas de chegar até as regionais da empresa, no interior do Estado.

De acordo com Cristina Santana, da Secretaria da GESA, responsável pelo programa, o sistema da intranet facilita o acesso. “Através do novo sistema, os funcionários que trabalham no interior, passam a ter acesso e tem como pedir para que alguém venha até a sede, pegar o livro. Já temos funcionários que fazem isso, acessam virtualmente, escolhem os livros e pedem para colegas levarem até o interior”, disse.

A expectativa, segundo ela, é de ter um local específico para que os funcionários possam usufruir da leitura. “Tive uma reunião com o diretor-presidente, Carlos Melo, sobre a possibilidade de um novo espaço para colocar os livros, e surgiu até a ideia de ser em um “container”, que gostaria que fosse conhecido como um espaço de leitura, onde os empregados possam sentar, ler e relaxar no horário de almoço”, explica Cristina.

As doações continuam para que o acervo permaneça crescendo, com mais opções de títulos para os interessados. É necessário que as pessoas continuem realizando as devoluções e dando oportunidades aos outros que queiram ler, além de deixarem seus comentários, críticas e sugestões, através do sistema online na intranet, pois foi disponibilizado espaço para isso.

SISTEMA DE CATÁLOGO DE LIVROS

Para ter acesso ao arquivo de livros disponível e efetuar a reserva, é preciso acessar a intranet da Deso, clicar no ícone Sistema de Catálogo de Livros – SCL. Só é finalizado o processo após ter informado o email da pessoa, e a mensagem: reservar livro com sucesso. Caso o nome reservar não aparecer como opção, o título já está emprestado.

A “Geloteca” é o nome dado a expansão do programa. O intuito é disponibilizar títulos nos distritos da Companhia e fazer a rotatividade com quantidades menores. De acordo com Cristina Santana, 35 livros foram colocados no Centro de Distribuição. ” A ideia é expandir o programa. Considero o evento de hoje uma extensão do programa “Livro Liberdade pra Alma”. Deixamos expostos no Centro de Distribuição, 35 livros de categorias diferentes. Durante a apresentação do projeto no setor, contamos toda a história, desde o início da implantação, até chegarmos aos quase 1.300 títulos atuais. Aproveito para reforçar que o programa para continuar funcionando, precisa do apoio de todos, na continuidade das doações de novos livros, de leitores e incentivadores”, afirma.

Para Tatiana Franco, gerente de compras e almoxarifado, o programa agrega transformações positivas. “O programa “Livro Liberdade para Alma” chega em nosso Centro de Distribuição em uma ótima hora. Onde estamos bastante focados em disponibilizar inúmeras formas de disseminar o conhecimento nas suas diversas vertentes para nossos colaboradores. O hábito da leitura, sem dúvida, transforma as pessoas que podem modificar o meio em que se encontram, proporcionando um efeito cascata na construção de um ambiente reflexivo, onde possamos praticar a conceitualização do que aprendemos e ser um agente de ação transformadora buscando sempre ser a nossa melhor versão na família, na sociedade, na universidade, no trabalho, ou seja, em qualquer lugar”, disse.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores