Profissionais e estudantes visitam obras da Barragem Miringuava, no Paraná

Três universitários e dez profissionais estrearam, nesta quinta-feira (21), o programa de visita técnica da Sanepar às obras da Barragem Miringuava. Apesar da cerração matinal, ao longo da programação o grupo pode conferir a céu aberto detalhes construtivos da fundação do empreendimento.

Para a estudante de Engenharia Civil Karin Teixeira, que já esteve em campo visitando obras de outros tipos, a experiência foi única. “Não é fácil encontrar abertura para um aluno entrar no canteiro de obras de grande porte, como esta. A chance de conferir, de perto, a fundação de uma barragem é menor ainda. Foi realmente agregador”, avalia.

O momento é de escavação das fundações da futura barragem. O engenheiro responsável pela obra, Mário Emílio Samways, explica que o aprendizado nesta etapa é contínuo. “Devido à complexidade das escavações, podemos dizer que o projeto é vivo. Só é validado e confirmado à medida que vai sendo executado. É um estágio crítico para a Engenharia, que oferece condições para aperfeiçoamento profissional”, analisa.

O EMPREENDIMENTO- A construção da Barragem do Miringuava foi iniciada em abril de 2017. Localizada no município de São José dos Pinhais, terá capacidade para armazenamento de 38 bilhões de litros de água. Será a sexta represa a ser utilizada para o abastecimento público da RMC, integrando o Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), atualizado em 2011.

Com previsão de conclusão para o fim de 2019, a obra visa atender à demanda por água tratada dos moradores da RMC até o ano de 2030, beneficiando cerca de 650 mil habitantes.

VISITAS MENSAIS -Entidades, pesquisadores e profissionais interessados poderão se inscrever para conhecer o empreendimento, em datas predefinidas a cada mês. Serão programados grupos de no máximo 15 pessoas por visita. As vagas serão destinadas preferencialmente para profissionais de Engenharia Ambiental, Civil, Geotécnica, Mecânica e atividades correlatas. Mais detalhes sobre os requisitos e a agenda mensal podem ser consultados no site da Sanepar (no menu Locais de Visitação) ou pelo e-mail visitasmiringuava@sanepar.com.br.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores