Presidente da Compesa e prefeito de Olinda (PE) vistoriam obras do Olinda + Água

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e o prefeito de Olinda (PE), Professor Lupércio, visitaram, no último dia 26, áreas dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico e Casa Caiada que receberam obras do projeto Olinda + Água e já estão sendo beneficiadas com melhorias no abastecimento. Só na primeira etapa da obra, cujos testes devem ser finalizados dentro de 15 dias, foram assentados mais de 40 mil metros de rede de distribuição de água. Após esse período de pré-operação do novo sistema implantado, esses bairros terão redução do calendário, de um dia com água e cinco dias sem, o rodízio passará para três dias com água e três dias sem. A vistoria foi agendada pelo governador Paulo Câmara, na semana passada, em audiência com o prefeito de Olinda, e buscou conferir diversos locais que receberam intervenções nesses bairros, como a Rua das Garças, em Rio Doce, a Rua Nápoles, em Jardim Atlântico, e trechos da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Casa Caiada. A inspeção ainda contou com a participação da diretora Metropolitana da Compesa, Simone Albuquerque, do gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Reginaldo Lopes, do vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, e dos secretários municipais Evandro Avelar e Arlindo Siqueira.

Após a visita, ficou definido que a Compesa vai dar celeridade ao serviço de reposição do pavimento e finalizar todos os trechos que ficaram pendentes no prazo de 15 dias. Ainda hoje (26), a companhia se comprometeu a recuperar o asfaltamento de dois trechos da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Casa Caiada, onde foram realizadas interligações de rede, na última sexta-feira (22), nas proximidades do Hiper Bompreço (no cruzamento com a Rua Marcolino Botelho) e da Praça Pedro Jorge. “Só nesses bairros implantamos 40 mil metros de tubulações, isso significa que foi necessário ‘rasgar’ toda essa extensão de asfalto. Sabemos que uma obra dessa dimensão também provoca transtornos para a população pois necessita de muitas intervenções. Estamos destinando mais de R$ 130 milhões para melhorar o abastecimento de 15 bairros de Olinda. Os investimentos já estão apresentando bons resultados nessa região da cidade, e a previsão é que as melhorias avancem até alcançarmos o abastecimento contínuo”, informou Roberto Tavares.

No período de testes da primeira etapa do Olinda + Água, a companhia está realizando os ajustes operacionais na nova rede implantada e nas ações de setorização para controle de vazão e pressão. Já foram identificadas algumas localidades que não foram abastecidas nos dias estabelecidos no calendário, por exemplo. A medida que a Compesa localiza essas áreas, uma equipe é mobilizada para fazer a correção e garantir que no próximo ciclo de abastecimento a população seja atendida. Esse trabalho será realizado até que a distribuição de água nos três bairros seja regularizada. Na primeira quinzena de outubro, será iniciada a segunda etapa do Olinda + Água com obras no bairro de Ouro Preto. A próxima fase ainda irá contemplar Bairro Novo e parte de Casa Caiada e Jardim Fragoso. Todo o projeto Olinda + Água vai beneficiar 240 mil pessoas em 15 bairros da cidade.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores