O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, participou da Cerimônia de Posse dos novos diretores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realizada nesta quarta-feira, (1), no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência em Brasília (DF). O evento contou com a posse de Leonardo Góes da Silva, ex-presidente da Embasa e ex-integrante do Colegiado da Aesbe, como novo diretor da ANA.
Além disso, a cerimônia marcou um momento histórico para a ANA: pela primeira vez, sua diretoria contará com quatro mulheres. Se juntam à presidente da ANA, Veronica Sánchez, e à diretora Ana Carolina Argolo, as novas empossadas: Larissa Oliveira Rego e Cristiane Collet Battiston, consolidando um marco de representatividade feminina na liderança da instituição.
Para o presidente da Aesbe, Munir Abud, o evento marca um momento importante no caminho à universalização. “Estamos aqui para prestigiar um evento de grande relevância para o nosso setor. A ANA desempenha um papel fundamental, produzindo normas de referência essenciais para guiar o caminho rumo à universalização do saneamento. Este momento se torna ainda mais especial com a posse de Leonardo Góes, que retorna à nossa comunidade com sua experiência na Embasa”, destacou Abud.
A Aesbe reforça seu compromisso com o fortalecimento do setor, acompanhando de perto as diretrizes e decisões da ANA, que têm impacto direto na política nacional de saneamento básico.
Confira os diretores empossados
Leonardo Góes Silva
Graduado em 2000 em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Góes possui mestrado em Ciências Agrárias também pela UFBA em 2006. O agrônomo possui, ainda, MBA em Concessões e PPPs pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 2021. Perito federal territorial pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre 2001 e 2023, Leonardo atuou em cargos públicos na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), INCRA, Casa Civil da Presidência da República, Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), na Habitação e Urbanização da Bahia S/A (URBIS), na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).
Cristiane Collet Battiston
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em 2003, Cristiane Battiston possui mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dois anos depois. Em 2013, a engenheira concluiu doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental também pela UFRGS. Ocupando o cargo efetivo de analista de infraestrutura desde 2009, Battiston já exerceu postos no Governo do Distrito Federal e nos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; e do Desenvolvimento Regional. Entre 2023 e 2025, a servidora vem atuando na Casa Civil da Presidência da República como secretária adjunta de Recursos Hídricos, passando pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento e pela Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento.
Larissa Oliveira Rêgo
Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, Larissa Rêgo é mestranda em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2017 e 2019, a advogada exerceu cargos no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e no Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Em 2019 atuou como assessora do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (SINAGÊNCIAS). Do fim daquele ano até o início de 2023, Rêgo ocupou cargo de diretora do Departamento de Políticas de Cadastro e Regularização Fundiária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Desde fevereiro de 2023, a advogada atua como diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).