Portal Saneamento Básico
19/04/2021  

Locais contemplados vão receber cerca de 126km de tubulação do sistema de esgotamento sanitário.

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), começou a realizar diversas obras de esgotamento sanitário em vários pontos da capital. A ação deve beneficiar mais de 240 mil pessoas.

Os locais contemplados vão receber cerca de 126km de tubulação do sistema de esgotamento sanitário. São eles: Clima Bom (onde 77,98% da obra de esgotamento está concluída), Santa Lúcia (que já conta com 82,08% do sistema pronto), Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Litoral Norte.

O Conjunto Vale do Reginaldo também contará com a implantação de saneamento básico, rede de drenagem e cerca de 1km de pavimentação. O projeto de urbanização da região também prevê a instalação de iluminação pública.

Doenças

Conforme explicou a epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rosicleide Barbosa, o saneamento básico proporciona inúmeros benefícios à população, além de evitar o aumento de casos de doenças como: dengue, zika, chicungunya, hepatite A, leptospirose e as doenças diarréicas.

“Locais que, sem saneamento básico, estão totalmente vulneráveis a manifestação dessas doenças e impactam diretamente na saúde. A melhoria no saneamento básico causa impacto diretamente na redução destas doenças e diminui os riscos de mortalidade infantil”, afirmou a especialista.

Já o secretário Nemer Ibrahim frisou que o saneamento básico é um direito assegurado a todo cidadão. “Obras de saneamento básico, que envolvem esgotamento sanitário, melhoram substancialmente a qualidade de vida e levam mais saúde à população. Todo cidadão tem direito ao saneamento básico e é para isso que a Prefeitura vem trabalhando. Estamos levando dignidade à parte alta da cidade e para as comunidades que passaram muitos anos sem receber estes serviços.”