Portal do Saneamento Básico
24/07/2020

O colegiado terá como função fiscalizar e regular a Política Municipal de Saneamento Ambiental

A Prefeitura de Guarujá encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental. Segundo a administração, o objetivo da iniciativa é colocar a população no centro das discussões sobre saneamento ambiental e recursos hídricos.

O colegiado tem como função será a de fiscalizar e regular a Política Municipal de Saneamento Ambiental, em especial em relação à qualidade na prestação dos serviços, utilização de recursos e a eficiência do contrato entre a cidade e a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp).

Entre outras responsabilidades, também estão a formulação de políticas de saneamento básico, definir estratégias, prioridades e acompanhar a execução delas, principalmente a discussão em relação à revisão do projeto de lei do Plano Municipal de Saneamento Ambiental.

O Conselho

O Conselho será formado por 16 membros ligados ao poder público e sociedade civil. Entre eles estarão profissionais da Prefeitura, Sabesp e Agência Reguladora de Saneamento do Estado de São Paulo (Arsesp). Os munícipes terão representação de entidades de classe do comércio, saneamento básico e liderança de bairros.

A indicação dos membros do Conselho, representantes das entidades e dos órgãos não integrantes do Poder Executivo será feita pelas organizações ou entidades a que pertencem.

Fonte: A Tribuna.