Prefeitura de Anápolis e Saneago assinam contrato de programa

A parceria garantirá a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário

Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, a Prefeitura de Anápolis assinou o contrato de programa para serviços de saneamento básico com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). A parceria está firmada pelos próximos 30 anos e o investimento previsto para as obras é de R$ 600 milhões nos sistemas de água e esgotamento sanitário.

Mais de R$ 278 milhões serão aplicados em obras já nos primeiros cinco anos. Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o projeto possibilitará a ampliação dos sistemas que atenderão Anápolis pelas próximas décadas. “As ações para cumprir todas as obrigações firmadas já se iniciaram”, completou Soavinski.   

Orientado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico e elaborado pela Prefeitura de Anápolis, o contrato de programa estabelece um plano de metas, com prazos definidos para os investimentos. Segundo o prefeito Roberto Naves, o documento é seguro e eficiente, pois não se trata apenas de um contrato de concessão. 

Algumas partes do projeto estão em fase de licitação, como a perfuração de 20 poços, a instalação de novos reservatórios, a aquisição de uma estação compacta de tratamento de água e a interligação de 17 poços. As obras ainda trarão melhorias nas captações do Rio Capivari e do Piancó, que terão suas vazões ampliadas.  

Os trabalhos nos sistemas de água do município estão acelerados e a população vai poder sentir os efeitos das obras no período de estiagem, com a regularidade no abastecimento. O presidente da Saneago afirmou que os problemas atuais serão prioridade para os investimentos, a fim de garantir a segurança do abastecimento de água da cidade.

As obras de implantação de tratamento terciário na estação de tratamento de esgoto e a construção de 385 quilômetros de redes coletoras estão sendo executadas com previsão de conclusão para o final de 2020. Serão mais 77 mil pessoas recebendo esse benefício.

O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, garantiu que a Saneago tem compromisso com a qualidade do atendimento para a população de Anápolis. “Saneamento básico é fundamental na área da saúde. A Saneago não vai decepcionar”, afirmou.

A parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Saneago irá proporcionar o que há de melhor no serviço de saneamento básico para a população anapolina, tanto na cobertura de tratamento de esgoto como nos sistemas de água.  

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores