Agência Senado Notícias

Da Redação | 31/01/2019, 18h50

Os veículos da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom) farão uma ampla cobertura da posse dos senadores e a eleição da Mesa, marcadas para 1º de fevereiro, e a abertura dos trabalhos legislativos, prevista para a próxima segunda-feira (4). O objetivo dos jornalistas da Casa é o de proporcionar aos cidadãos todas as informações sobre o começo da nova legislatura.

TV Senado

A programação da TV Senado começa às 8h30, com o Senado Notícias, que mostrará os detalhes da posse: funciona o processo de votação, como acontece a eleição, o panorama histórico, entre outras informações.

Além da cobertura no dia da cerimônia, a emissora terá uma programação especial focada no início da legislatura durante todo o mês de fevereiro. O programa e-Cidadania apresentará uma série de programas focados nos desafios para 2019. Alguns serão inéditos e outros foram gravados no fim do ano passado. Abordaremos tanto os desafios para o Senado quanto para o Brasil.

Os cidadãos poderão acompanhar a cobertura pela TV e pela internet, por meio do site da emissora e do Portal Senado Notícias e também pela página da emissora no YouTube. O sinal gerado, em formato digital, está disponível para ser retransmitido por outras emissoras.

Rádio Senado

Na Rádio Senado, a transmissão especial começa a partir das 7h. Além da cobertura em tempo real, os esforços também estão concentrados na preparação de matérias especiais sobre as perspectivas para o ano legislativo e o balanço da legislatura que se encerra. Durante a cobertura especial, o ouvinte da rádio saberá como fica a eleição dos cargos para a Mesa, a eleição de comissões e as escolhas de líderes dos partidos.

Os repórteres da Rádio Senado estarão posicionados em locais estratégicos. Senadores de todas as correntes políticas serão ouvidos sobre pautas que devem ser muito debatidas neste ano, como a reforma da Previdência, a questão das armas, a maioridade penal e a segurança das barragens, por conta do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) transmissão ao vivo da posse será ancorada pelo jornalista Jefferson Dalmoro, a partir das 14h.

Todo o conteúdo será transmitido em tempo real pela rede Rádio Senado FM, presente em dez capitais, e distribuído via Radioagência (senado.leg.br/radioagencia) para cerca de 50 emissoras conveniadas em todo o país.

Agência e Jornal do Senado

Na Agência Senado e no Jornal do Senado, o leitor contará com uma cobertura completa, com reportagens, entrevistas, e matérias sobre o clima e os bastidores da solenidade. Os repórteres da Agência Senado acompanharão a eleição da Mesa e todos os acontecimentos em Plenário. Tudo será publicado no Portal Senado Notícias, que terá notas em tempo real e links para parte da cobertura ao vivo da TV e da Rádio Senado. A consolidação de todo esse conteúdo estará no Portal e na edição impressa do Jornal do Senado.

Na segunda-feira 4, o esforço se repete. A pauta da reportagem da Agência inclui matérias sobre a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos, sobre a mensagem do presidente da República Jair Bolsonaro e os discursos dos presidentes do Senado, da Câmara e do STF. Na terça-feira, dia 5, o portal Senado Notícias mostrará como os partidos estão se organizando para preencher os cargos nas comissões da Casa.

Além disso, o Portal está publicando diariamente uma série de reportagens sobre os principais desafios do Brasil para os próximos anos. A série inclui matérias sobre segurança, educação, saúde, meio ambiente, Orçamento e política externa. Além disso, o Especial Cidadania terá um guia do Senado para o cidadão e será publicada dia 1º no Portal e dia 5 no Jornal do Senado. A edição seguinte mostrará os canais de interação da população com a Casa e está prevista para o dia 12 no Portal e no Jornal.

Mídias sociais

Nas redes sociais do Senado, haverá informações em tempo real a partir das 14h, com a produção de stories para o Instagram do que está se passando dentro da Casa. Assim que a cerimônia começar, haverá cobertura de notícias e institucional, com a transmissão ao vivo no Facebook e no Twitter. Assim como na Rádio Senado e na TV Senado, antes da solenidade, as redes sociais também terão informações sobre a nova legislatura.

Além da cobertura no dia da posse, serão divulgados nos dias seguintes os perfis oficiais dos senadores em todas as nossas redes.