Piauí lidera atendimento urbano de água no Nordeste

Por Assessoria de Comunicação da Agespisa

Estação de Tratamento de Água de Parnaíba

Levantamento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, no que tange ao Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto do Brasil, aponta que o Piauí lidera no Nordeste quando se toma por base apenas o atendimento urbano ao abastecimento de água, o índice chegou a 96,40%, sendo que a média da região é de 88,78%. Nessa modalidade, apenas a Bahia tem proporção similar, chegando a 94,70%; aparecendo na sequência Sergipe co m 94,34%. O menor número é encontrado no Maranhão, onde o apontamento mostra que o atendimento ao abastecimento urbano atingiu 73,83. O ano-base do levantamento é 2017.

A síntese divulgada anualmente mostra que o grande gargalo no abastecimento de água está na zona rural, já que, com a inclusão da população residente nestas regiões, o índice de abastecimento chega a 76,30%. Já no que se refere ao esgotamento, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta que o Estado ainda tem muito a evoluir no setor, principalmente na zona rural. De acordo com o Ministério das Cidades, apenas 10,24% do total de municípios com água possuem atendimento a coleta de esgoto, nesse sentido, quando se toma por base apenas a zona urbana, o índice é igual a 14,83%.

CONSUMO – O Piauí é o segundo do Nordeste com maior consumo per capita de água, conforme indica o levantamento Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto.

Acesse o levantamento completo: Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos – 2017.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores