Pesquisadores da Sanepar apresentam palestras em Brasília

Na próxima terça-feira (20), o engenheiro Charles Carneiro apresenta uma análise sobre a situação do saneamento no Brasil durante o Simpósio Internacional “O papel da ciência, tecnologia e inovação em desafios da água global”. Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil (MCTIC), o evento ocorre em Brasília, junto do 8.º Fórum Mundial da Água e é uma promoção conjunta do MCTIC, Iniciativa de Diálogos Setoriais (União Europeia-Brasil) e da Comissão Europeia (CE). O simpósio e o fórum reúnem especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir crise hídrica, gestão da água, saneamento e soluções inovadoras.

A palestra de Charles traz uma visão geral sobre o esgotamento sanitário no Brasil, problemas e desafios do processo esgoto e o papel da ciência, tecnologia e inovação frente aos desafios setor, além de apresentar experiências de sucesso da Sanepar e perspectivas futuras. Empregado de carreira da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Charles é pós-doutor em Engenharia e Ciência da Água pela UNESCO-IHE (Holanda), doutor em Geologia e Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná, tendo se graduado na mesma instituição como engenheiro agrônomo.

O simpósio está dividido em três painéis e debaterá crise hídrica, gestão da água e soluções inovadoras como a tecnologia de geração de energia a partir do lodo acumulado nas estações de tratamento de esgoto, desenvolvida pela Sanepar. O evento terá tradução simultânea inglês/português.

Já no Fórum Mundial da Água, o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, apresenta a palestra “Recuperação de energia a partir do logo de esgoto: experiências sustentáveis no Brasil”, na quarta-feira (21). O painel tem como tema “Tratamento e tecnologias de reúso – Do limão a limonada: como a tecnologia está transformando e gerenciamento do lodo em oportunidade!”, Possetti é doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com especialização em Fotônica em Engenharia e em Automação em Processos de Petróleo e Gás Natural. É graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica pela UTFPR e em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Na Sanepar, ele desenvolve e coordena projetos inovadores e sustentáveis, com foco em bioenergia e eficiência energética, incluindo a valorização energética de resíduos.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é o maior evento sobre o tema no mundo. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum busca encontrar, divulgar e debater soluções para o uso e gerenciamento de recursos hídricos, com sustentabilidade ambiental. O link do evento é http://www.worldwaterforum8.org/pt-br.

Inscrições para o simpósio devem ser feitas previamente pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaMSyS20iDo8P_bLPqcJdKl0ukob_s_FCc3lz3dSR_HBF6Hw/viewform

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores