Pela universalização do saneamento para o desenvolvimento do Brasil

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) representa 26 companhias de saneamento básico de todas as regiões do país. Suas associadas atendem a 4.030 municípios, sendo responsáveis por 75% do abastecimento de água para a população urbana brasileira e promovendo 59,7% do tratamento do esgotamento sanitário, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2017).

Desde sua fundação em dezembro de 1984, a Aesbe dedica-se a defender o interesse de suas associadas; promover o contínuo aperfeiçoamento técnico dessas empresas; o intercâmbio de ideias e experiências; elaborar e divulgar estudos e trabalhos diversos; e manter as relações com associação do setor e com os Poderes Executivo e Legislativo, objetivos que beneficiam diretamente à população brasileira.

É consensual que o saneamento está relacionado à saúde. A captação e o tratamento adequado de água e esgoto, somados ao manejo apropriado do lixo e das águas pluviais, evitam a proliferação de diversas doenças e propiciam qualidade de vida aos brasileiros. Além disso, o saneamento básico colabora para a preservação do meio ambiente ao dar destino correto ao esgoto e aos resíduos sólidos, evitando a poluição de rios e lagos, entre outros.

Dessa forma, a Aesbe age para garantir a universalização do acesso ao saneamento básico como um direito de todos os brasileiros. Os números demonstram a amplitude da atuação das empresas associadas, mas evidenciam que ainda há muito a ser realizado. Em suma, saneamento de qualidade é condição mínima para um país plenamente desenvolvido.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores