O diretor regional Brasil/Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Dominique Hautbergue, é presença confirmada no Painel 1 – Financiamento Climático e Infraestrutura Verde no Pós-COP30 que acontece no dia 2 de dezembro, das 10h25 às 11h25, durante o Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 41 anos, que será realizado no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília (DF). O evento, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), reunirá lideranças do setor, autoridades e especialistas para debater o papel do saneamento no contexto pós-COP30. Acesse aqui, faça sua inscrição e conheça o site oficial do evento.
Com o tema “Universalizar com Justiça Climática – o Brasil pós-COP30”, o seminário abordará eixos como segurança hídrica, meio ambiente, justiça ambiental, transição energética, inovação, comunicação, segurança jurídica e regulação, promovendo o diálogo e a construção de estratégias conjuntas para o avanço da universalização dos serviços de saneamento no país.
O Painel 1 – Financiamento Climático e Infraestrutura Verde no Pós-COP30 terá como foco central discutir como o setor de saneamento pode se integrar de forma estratégica à agenda climática global após a conferência. A proposta é analisar os mecanismos de financiamento disponíveis, tanto nacionais quanto internacionais, capazes de impulsionar projetos de infraestrutura verde que aumentem a resiliência das cidades e ampliem a capacidade de adaptação às mudanças climáticas.
As inscrições custam R$ 600 para os colaboradores das companhias associadas à Aesbe e R$ 1000 para o público geral. As empresas parceiras da associação (Abar, Abes e FESPSP) possuem 20% de desconto em cima do valor total.
Ao todo, o seminário reúne nove eixos de discussões, trazendo painéis e cases que conectam políticas públicas, tecnologia e financiamento, com foco em resultados mensuráveis para a população. O evento conta com a participação de representantes das 25 empresas associadas à Aesbe, autoridades, parceiros institucionais, pesquisadores e expositores, promovendo trocas de experiências que impulsionam projetos em todo o país.
O evento contará com uma área de exposição de 500m², em que os expositores poderão apresentar seus serviços e produtos para um público de 500 pessoas, que inclui: autoridades, líderes e especialistas do setor de saneamento do Brasil inteiro.
Durante o evento acontece a premiação do II Prêmio Nacional Universalizar, celebrando os projetos transformadores desenvolvidos pelas companhias associadas e reconhecendo boas práticas em prol da universalização do saneamento no Brasil.
Sobre o palestrante
Formado em engenharia civil e gestão de projetos internacionais na França, pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées e pela Ecole Centrale, Dominique tem mais de 30 anos de experiência em projetos urbanos e de infraestruturas. Antes de ingressar na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em 2001, Dominique dirigiu empresas de consultoria ambiental na França e no Brasil, onde iniciou o SISAR no Ceará, além de colaborações com a SANEPAR e a CASAN. Hautbergue iniciou sua carreira na AFD como gerente de projetos de infraestrutura no norte da África, na região do Magrebe. Em seguida, trabalhou na agência da AFD na Nova Caledônia como Diretor Adjunto, e, posteriormente, liderou a prática de desenvolvimento urbano na Universidade da AFD, em Marselha. Em 2017, foi nomeado para desenvolver a atividade da AFD nos Balcãs Ocidentais e, em setembro de 2019, assumiu a Diretoria da recém-criada agência da AFD nos Balcãs Ocidentais, com sede em Belgrado.
Confira os eixos de debates
Responsabilidade Socioambiental
A Aesbe reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar ações concretas durante o evento. O Selo Evento Neutro garantirá que todas as emissões de carbono geradas sejam quantificadas e compensadas por meio de ações ambientais, como o plantio de árvores. Além disso, o programa Sou Resíduo Zero promoverá a gestão inteligente dos resíduos, com triagem, separação para reciclagem e reutilização, contribuindo para a redução de resíduos enviados a aterros sanitários e o incentivo à economia circular. O programa não apenas reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando as emissões de gases de efeito estufa, mas também gera emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. Este sistema vai além da reciclagem e reutilização, reestruturando os sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.
Agência de Viagens Oficial
Para garantir uma experiência confortável aos participantes, a Traveling Tour foi escolhida como a agência oficial de viagens do evento. A agência oferece vantagens exclusivas, como city tours de cortesia, check-in antecipado e serviço de concierge. Associados da Aesbe podem obter condições especiais ao contatar a agência e utilizar o código de indicação Aesbe1110.


