Parceria entre Casal e empresa privada dobrará a cobertura de esgotamento sanitário de Maceió 

Com o intuito de ampliar a rede de esgotamento da capital alagoana, a Casal, em parceria com a empresa privada Sanema, realizará uma obra que dobrará a rede de tratamento de esgotos de Maceió. A coleta desse esgoto se dará por mais de 90 km de tubulação implantada nas ruas. Além disso, serão construídas 17 estações elevatórias, que bombardearão o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).  

Além de influenciar diretamente a qualidade de vida da população, a otimização dos serviços de saneamento gera efeitos positivos em várias áreas sociais. De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, a obra representa um importante passo para universalização do esgotamento sanitário. “Os empreendimentos objetivam elevar a cobertura de esgotamento sanitário dos atuais 35% para 70% da população de Maceió”, explica Clécio. 

Com o final das obras, previsto para julho de 2021, 460 mil pessoas da região serão beneficiadas. A intervenção também trará mais saúde e qualidade de vida, valorizará os imóveis e ajudará a preservar o meio ambiente na capital alagoana. 

Outro benefício da concessão será o aumento do número de oportunidades de trabalho. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para cada R$ 1 bilhão investido em saneamento, 58 mil empregos diretos e indiretos são criados. Assim, a perspectiva é de que diversos municípios do estado sejam beneficiados. 

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

A ETE que está em construção será do tipo MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), que consiste em uma tecnologia de tratamento de efluentes que se adapta aos sistemas de lodos ativados, com a introdução de pequenas peças plásticas de baixa densidade e grande área superficial (biomidias) no interior do tanque de aeração. Essa tecnologia tem como diferencial apresentar a mesma eficiência de tratamento de uma unidade maior, mas em um espaço mais compacto.

Card: Parceria entre Casal e empresa privada dobrará a cobertura de esgotamento sanitário de Maceió

Texto de apoio: A Casal, em parceria com a empresa privada Sanema, dobrará a rede de tratamento de esgotos de Maceió. A coleta se dará por meio da implantação de mais de 90 km de tubulação nas ruas e da construção de 17 estações elevatórias, que bombardearão o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).   

As obras trarão mais saúde e qualidade de vida a 460 mil pessoas, valorizarão os imóveis e ajudarão a preservar o meio ambiente na capital alagoana.

O prazo de conclusão é julho de 2021. 

 

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores