Paraná é um dos estados perto da universalização no saneamento

Portal do Saneamento Básico
26/11/2020

O Paraná é um dos três estados do Brasil que tem mantido um nível médio de investimento em saneamento básico compatível com as metas de universalização previstas no novo marco legal do setor.

Outras 24 unidades da federação precisariam ampliar seus gastos com água e esgoto para chegar a 2033 com os serviços disponíveis a toda a população.

Estudo baseado em dados de investimento e atendimento de água e esgoto do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a meta de investimento do Plansab e do diagnóstico realizado pelo consórcio formado pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e a companhia holandesa Klynveld Peat Marwick Goerdeler (ABCON-KPMG) indicam que, mantido o atual patamar anual de investimento, apenas o Paraná, o Distrito Federal,  e São Paulo atingirão as metas.

O levantamento confirma que o Paraná já tem os serviços quase universalizados. O Atlas de Atualização da Base de Dados de Estações de Tratamento de Esgotos, divulgado em julho deste ano, pela Agência Nacional de Água (ANA), destaca o Paraná com o segundo melhor índice do país no atendimento à população urbana com serviço de esgotamento sanitário.

O levantamento aponta o Paraná com 80,7%, superado apenas pelo Distrito Federal e com quase o dobro da média nacional, que ficou em 46,5%.

A performance do Paraná pode ser melhor avaliada se forem considerados o tamanho da população e o número de municípios atendidos. O Distrito Federal engloba Brasília e 32 regiões administrativas, que somam cerca de 3 milhões de habitantes. No Paraná, são 399 municípios e aproximadamente 12 milhões de habitantes. 

Investimentos Sanepar

Os investimentos programados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) têm garantido os bons resultados no saneamento no Estado.

De 2020 a 2024 serão investidos R$ 7,6 bilhões nos 345 municípios paranaenses onde a Sanepar atua, além de Porto União, em Santa Catarina. Hoje, 100% da população urbana atendida pela empresa já é abastecida com água tratada e 74,7% têm coleta de esgoto.

“Trabalhamos justamente para ampliar o atendimento de nossos serviços porque sabemos da importância do saneamento para a saúde”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. “Este é o nosso papel e atendemos, assim, as metas do Governo do Estado de melhoria da qualidade de vida”, acrescentou.

O Brasil precisa chegar a 2033 com 99% de sua população atendida com água tratada e com 90% coleta e tratamento de esgoto. Essas metas fazem parte da Lei do Saneamento Básico, sancionada em julho.

Fonte: AEN

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account