Palestra sobre Esgotamento Sanitário leva conhecimento a alunos de Marabá

Por Assessoria de Comunicação da Cosanpa

Dois dias produtivos e de muito conhecimento na Escola Municipal Irmã Theodora, em Marabá, no sudeste do Pará. Uma palestra sobre a “Importância do Esgotamento Sanitário” foi direcionada aos alunos das turmas do 6º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. A atividade faz parte do Comitê Ambiental Escolar, desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

“Eu achei legal essa palestra porque a gente não sabia o que era saneamento básico, eu também não sabia que tinham essas obras de esgoto aqui em Marabá, pensava que eram só em outras regiões. E a gente aprende mais com isso”, contou a estudante Alana Pereira.

Os alunos puderam compreender melhor por meio de vídeos explicativos e imagens, que o tratamento de esgoto reduz a quantidade de organismos que provocam doenças e prejuízos ao meio ambiente, além de diminuir o custo do tratamento da água potável para o consumo humano.

A estudante Naira Ribeiro repensou seus hábitos após o dia de aprendizado: “Eu achei super bacana, a gente aprendeu muito, foi uma conscientização para mudarmos as nossas atitudes. Muitas vezes eu também já joguei óleo na pia, já fiz várias coisas que prejudicam o meio ambiente. Então foi muito bom”.

A professora Maria Rosa Soares aprovou a iniciativa e ressaltou que a palestra foi muito importante, pois o tema “Esgotamento Sanitário” parecia algo distante da realidade dos alunos. “Eu achei bem interessante porque é um recurso que a gente está precisando aqui no nosso bairro. Os alunos não conheciam e a maioria mora em bairros que ainda não possuem esse tipo de tratamento”, disse Soares.

Os projetos sociais da Cosanpa são realizados em áreas onde estão sendo executadas obras da Companhia. Em Marabá, estão em andamento obras de ampliação da rede de água e esgoto.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores