Portal da Cidade Foz do Iguaçu
23/07/2020

Além levar água potável para o homem do campo, o investimento vem de encontro com o novo marco legal de saneamento básico no Brasil.

Levar saneamento para 100% das comunidades rurais é a meta da administração municipal de Santa Terezinha de Itaipu. A iniciativa vai se tornar realidade em breve, graças aos trabalhos que vem sendo executados nas últimas semanas pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente em parceria com a Sanepar, onde destacam-se: a conclusão dos serviços de ampliação da rede de água potável na comunidade Rio Bonito, perfuração de poço artesiano e construção de casa de tratamento e caixa d’água para atender 23 famílias da comunidade Barro Branco e na comunidade rural Vila Bendo, a substituição da antiga rede de abastecimento de água potável, que vai atender mais sete famílias, fechando em 100% o índice de saneamento básico rural.

“O prefeito promete e cumpre. Estamos muito felizes e agradecidos por mais este investimento. Santa Terezinha é um município destaque na região graças as obras que atendem o homem do campo e da cidade”, destacou Fábio dos Reis Nandi ao falar sobre os investimentos para comunidade Rio Bonito na qual ele possui propriedade.

Emocionado, o produtor rural Valmor Brambatti, que reside há 30 anos na comunidade Rio Bonito, acrescentou que a chegada da água potável era um sonho antigo que agora se torna realidade. “Nossa cidade está impecável. É obra pra todo lado. Me sinto honrado por viver todos esses anos em um município onde os investimentos são aplicados em prol de toda população”.

A conclusão dos trabalhos de saneamento rural vem de encontro ao novo marco legal de saneamento básico do País. Substituindo outras normativas que não foram alcançadas, a nova legislação aprovada recentemente, institui até 2033 o prazo para a universalização do saneamento básico, onde 99% da população brasileira deve ter acesso à água potável e 90% ter coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com o prefeito Cláudio Eberhard, os investimentos que refletem diretamente na qualidade de vida da população e das metas atingidas, é resultado do planejamento e comprometimento de toda equipe da administração municipal. “Nenhuma das famílias do interior ficará sem água potável”, ressaltou o prefeito Cláudio Eberhard ao lembrar que hoje, a grande maioria já usufrui desse direito fundamental para qualidade de vida.