Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses/Santinho exigem escavações profundas

Com a melhora do tempo neste final de janeiro, as obras de escavação e instalação de tubulações do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho estão com avanços significativos. O Consórcio Trix-Infracon, contratado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) para executar a obra, inicia intervenções em duas ruas: a Servidão Flor (em Ingleses do Rio Vermelho, onde os serviços foram interrompidos no período de recesso de final de ano), e na rua Canto das Sereias (na região Norte da Praia).

Na rua dos Canudos, também localizada na região Norte da praia, próxima à rua das Gaivotas, todos os serviços de instalação de tubulações foram concluídos no dia 26 de janeiro. Agora a equipe que atua no local estará concentrada na regularização do terreno e instalação das Caixas de Inspeção (CIs). Entre os dias 22 e 25, a equipe instalou quase 100 metros de tubulações.

Esse bom ritmo de trabalho está sendo obtido também na rua Martinho de Haro – paralela à rua dos Canudos – onde estão sendo instaladas tubulações nos dois lados da via. Na Martinho de Haro serão, no total, 555 metros de tubulações, divididos em três etapas, e por isso a equipe continua trabalhando ainda por alguns dias. Nessas duas ruas, as escavações para instalação das tubulações atingiram aproximadamente 1,25 m.

Também na Servidão Francisca Marques da Silva as intervenções continuam acontecendo esta semana. Nesse caso, embora a extensão da servidão não seja muito grande, a profundidade é bem maior, demandando escoramento diferenciado (prancha cravada) e impondo menor velocidade na instalação das tubulações. Em média, a equipe tem conseguido colocar um tubo (6m/dia), sendo que em um dos pontos as escavações alcançaram profundidade de 5 metros.

Além das equipes atuando na instalação de tubulações nas vias, outras três frentes de trabalho realizam serviços de acabamento e correções de calçadas e instalação e acabamentos das Caixas de Inspeção (CIs), além de restauros em ruas na região do Santinho, onde as fortes chuvas causaram deslizamento de material e erosão.

O SES Ingleses-Santinho

O projeto em execução é uma ação conjunta da CASAN, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis. O investimento total – que inclui a ampliação da rede e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – chega a R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho irá atender todo o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro) e a praia do Santinho, beneficiando cerca de 42 mil moradores fixos e os milhares de veranistas que visitam a região durante o Verão.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores