Obras de instalação de adutora de 500 mm são realizadas em Ji-Paraná, RO

As obras de instalação de uma nova adutora de 500 mm foram iniciadas nesta semana em Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. As obras são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), a nova adutora eliminará os problemas de falta de água no município, que geram transtornos à população.

As obras iniciaram na última quinta-feira (1). A nova adutora levará água tratada para toda a região do 2º distrito. Atualmente, o abastecimento na região acontece por períodos. A parte alta do 2º distrito é abastecida no período da manhã e a parte baixa à tarde. A implantação da nova adutora dará maior segurança ao sistema de distribuição e permitirá abastecimento 24 horas para o 2º distrito.

São 1,8 mil metros de tubulação de 500mm. Os serviços estão sendo executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no valor de R$ 32 milhões. O dinheiro foi depositado junto ao Governo do Estado, sob administração da Caerd. A expectativa é que a obra seja concluída até o fim deste mês.

A adutora que está sendo substituída tem mais de 30 anos de uso. Com o passar dos anos, o sistema de abastecimento deteriorou-se, fazendo com que a tubulação apresentasse constantes vazamentos, o que diminuía a pressão da vazão, impossibilitando que água chegasse como com eficiência às residências.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores