Portal Saneamento Básico
28/01/2021

A dona de Célia Maria de Sousa Lima, moradora de Imperatriz, conta que antes das obras de drenagem do Governo do Estado, no bairro Bacuri, era um drama sair de casa para igreja. “Era um marzão de água, menina.

E esse nem era o maior transtorno. A água da chuva se misturava a das fossas sépticas e invadia a casa durante os dias de chuva, colocando em risco a saúde dos moradores. “Era água escorrendo de fossa e de toda imundície. A gente pedindo socorro”, completa a lavradora Brandelina Bezerra.

Essa narrativa, agora, é somente parte da memória delas e já não há mais alagamento no período chuvoso. “Agora já não corre mais água. É uma mudança de vida. É um privilégio ver essa drenagem na nossa rua”, comemora Célia Maria. “O governador veio e está de parabéns. Agora choveu, tá seco. Acabou o sofrimento no nosso bairro”, acrescenta Brandelina Bezerra.

Obras de Drenagem

Só em 2020, foram quase 3 mil metros de drenagem executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em Imperatriz, alcançando bairros como Mutirão, Vilinha, Jardim Tropical, Vila Nova, região do Santa Rita, Santa Inês, Santa Lúcia, Airton Sena, Independência, Vila Fiquene, Residencial Cinco Estrela, Bom Jesus e Bacuri.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, conta que essa iniciativa resolveu demandas históricas de alagamentos, principalmente em bairros periféricos. “Imperatriz tem muitos pontos de alagamentos, atingindo pessoas que todos os anos sofrem com as enchentes. Embora infraestrutura urbana não seja uma tarefa direta do Estado, temos dado nossa contribuição entendendo que as pessoas não merecem passar por esse transtorno. Já são mais de 10 bairros contemplados em um ano. Sabemos que é preciso mais, mas estamos avançando”, avaliou.

Além das obras de drenagem, esses bairros receberam também serviços de pavimentação de ruas. Foram mais de 120 quilômetros no último ano, abrangendo praticamente todos os polos. Os serviços garantiram a mobilidade das pessoas e o acesso de outros serviços públicos, com melhores condições de trafegabilidade para os ônibus, viaturas, ambulâncias e veículos particulares.

Fonte: O Maranhense.