Obras de ampliação do sistema de água em Santarém/PA estão 47% concluídas, diz Cosanpa

Portal do Saneamento Básico

04/06/2020

Investimento é de R$ 130 milhões e as obras, que estavam paradas desde 2016, foram retomadas em outubro de 2019. Previsão de entrega é em 2021.

Com previsão de entrega para 2021, as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Santarém, no oeste do Pará, ainda não chegaram a 50%. De acordo com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o projeto já teve 47% de conclusão.

Os investimentos no município estavam paralisados desde 2016. Em outubro de 2019, a obra de saneamento foi retomada. O investimento de cerca de R$ 130 milhões será para a perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 quilômetros de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros de Santarém.

Esta semana, foi iniciada a perfuração do quarto poço de um total de seis poços profundos que irão melhorar o atendimento à população santarena. Dois já foram perfurados no bairro Livramento, um no bairro Nova República e a equipe de perfuração está agora na área do sistema conhecido como Irurá.

No bairro Livramento, já foram perfurados dois poços e estão em andamento as obras do novo reservatório apoiado, a revitalização interna do reservatório existente e instalação da parte elétrica.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Diego Batista, a partir deste mês, começarão a ser feitas gratuitamente as ligações domiciliares dos moradores que optaram por receber a rede da Cosanpa.

“A instalação de redes novas no setor Livramento já foi concluída, iremos começar a setorização da área e já realizamos o cadastro de moradores. Serão duas mil ligações gratuitas. A previsão é de que esse trabalho comece a ser feito agora em junho”, informou Diego Batista.

No bairro Nova República, já foram feitas as estruturas de base dos reservatórios, casa de química e casa de cloração. Este sistema irá beneficiar os bairros Matinha, Floresta, Cambuquira, Nova República, Vitória Régia, Santo André e parte do Urumari. Cinco equipes trabalham na implantação de novas redes de distribuição, em trechos que ainda receberão asfalto da prefeitura, para que não seja necessário escavar a rua novamente.

Fonte: G1.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?