Obra permite ampliar em 70% a oferta de água para três bairros na cidade do Paulista (PE)

Para concluir uma obra que possibilitará o aumento de 70% da oferta de água para melhorar o abastecimento das áreas de expansão dos bairros de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Ó e Pau Amarelo, no município do Paulista (PE), na Região Metropolitana do Recife, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) precisará paralisar parcialmente o Sistema Botafogo por 36 horas. Por este motivo, haverá falta de água no período que inicia às 20h desta quinta-feira (5) até às 8h do sábado (7), nas localidades de Maranguape I e II, Arthur Lundgren I e II, Jaguarana, Pau Amarelo, Engenho Maranguape e Riacho da Prata. A suspensão do fornecimento de água é necessária para que a Compesa possa realizar os serviços de interligação nas redes de abastecimento, que ocorrerão na Avenida Antônio Cabral de Souza (PE -22), nas proximidades do KM 4,5, no bairro de Jaguarana.

Após a implantação da nova adutora e da obra de interligação das redes distribuidoras, haverá ainda um período de 60 dias no qual serão realizados os testes e ações complementares na rede, visando à regularização do abastecimento em Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Ó e Pau Amarelo. Esse conjunto de ações permitirá uma melhoria na oferta de água para cerca de 20 mil pessoas e, inclusive, poderá reduzir o regime de rodízio nesses bairros, melhorando o abastecimento nessas localidades como um todo.

Em função do crescimento populacional, esses três bairros apresentavam dificuldade de abastecimento. Preocupada em resolver a questão, a Compesa projetou e executou uma obra em ritmo acelerado, no prazo de 90 dias, para a construção de uma nova adutora com quatro quilômetros de extensão, em tubos com diâmetro de 200 milímetros, que levará água do Sistema Botafogo diretamente para esses três bairros. Foram investidos R$ 900 mil na obra. “Essa nova adutora, além de aumentar a oferta de água nos bairros contemplados, irá se constituir em um sistema alternativo de abastecimento, visto que, até então, só contávamos com poços”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Marcelo Guimarães.

Os serviços de interligação serão realizados por uma equipe de mais de 20 profissionais, entre técnicos e engenheiros. Serão afetadas cerca de 100 mil pessoas com a paralisação parcial do Sistema Botafogo. A retomada do abastecimento de água, após o término da paralisação, ocorrerá de forma gradativa e seguirá o calendário vigente de cada localidade afetada. Informações: 0800 081 0195.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores