Obra do sistema de abastecimento avança para beneficiar moradores de Inhapi (AL)

Para o alívio dos moradores do Sertão alagoano, o abastecimento de água da cidade de Inhapi (AL) está prestes a melhorar. Isso porque a obra para a construção do sistema individual do município já avançou bastante, e tem previsão de conclusão para o dia 30 de abril, mas, devido ao fato de estar bem adiantada, existe a possibilidade de término no final de março de 2018.

O serviço contará com a instalação de 12.800 metros de adutora com diâmetro de 220 mm em ferro fundido, estação de captação de água e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta. Para isso, estão sendo investidos R$ 5.824.600,56 em recursos próprios da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e do Governo do Estado.

Até agora já foram instalados 6 mil metros da adutora e dois filtros da ETA, que irá pré-montada até o local onde será construída [ao lado do Canal do Sertão]. A previsão para início da construção da ETA é final da próxima semana, por volta do dia 9 de março. E os trabalhadores aguardam apenas a chegada de duas bombas para instalar a estação de captação de água bruta no Canal do Sertão.

Segundo Ricardo Fabrício Costa, engenheiro da Superintendência de Serviços de Engenharia (Sueng) da Casal e fiscal responsável pela obra, ela foi idealizada para, de acordo com o crescimento demográfico, atender bem às necessidades da população de Inhapi pelos próximos 20 anos.

“Atualmente a cidade recebe água a cada 45 dias, e com o sistema individual eles terão água todos os dias. Esse serviço é muito importante para as pessoas que moram no Sertão, em especial em Inhapi, para o Governo do Estado e para a Companhia”, afirmou Ricardo.

“Essa obra, que está em fase de implantação, é mais um compromisso do governador Renan Filho e que agora está se tornando realidade. Ao retirarmos Inhapi do Sistema Coletivo do Sertão, a partir da construção desse sistema individual, vai sobrar mais água para Mata Grande e Canapi. Por outro lado, estamos recuperando todas as estações elevatórias de água do Sertão, beneficiando Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Pariconha e Inhapi”, acrescentou o presidente da Companhia, Clécio Falcão.

A ordem de serviço para início das obras do sistema de abastecimento de Inhapi, foi assinada pelo governador Renan Filho no dia 25 de novembro, durante o Governo Presente no Sertão.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?