Aesbe participa de Seminário da Câmara dos Deputados que discute universalização do acesso ao saneamento

Presidente Marcus Vinícius durante sua fala no seminário da Câmara dos Deputados. Foto: Gabriel Alves

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Marcus Vinícius Neves, e o secretário executivo da entidade, Ubiratan Pereira, participaram nesta quinta-feira (29) do Seminário que discute a universalização do acesso ao saneamento, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, em conjunto com as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Seguridade Social e Família; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados.

Secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira, e o presidente da Aesbe, Marcus Vinícius Neves

A princípio, a Aesbe não foi convidada pela Casa para participar como palestrante, apesar de várias outras entidades do setor serem convocadas. Porém, no decorrer do Seminário, diversos palestrantes alertaram para a falha da ausência da Aesbe nas discussões. Por isso, a Mesa resolveu convidar e ouvir a entidade na segunda rodada de palestras.

Marcus Vinícius reforça que a Aesbe acompanhará todos os passos que envolvem a atualização do marco regulatório do saneamento. “Não podemos imputar os problemas de saneamento no país às companhias estaduais. Onde avançamos, é porque as companhias estaduais estavam presentes. Enquanto não procurarmos uma solução, vamos apontar culpados. E o que precisamos é de uma solução para a universalização do saneamento de forma que envolva todos os agentes do Brasil, tanto do público, como do privado. Enfatizamos sempre que a Aesbe é favorável a um novo marco do setor. Porém, deve ser feito com responsabilidade, de forma que toda a população seja, de fato, beneficiada. Estamos à disposição para ajudarmos no que for necessário para os ajustes necessários no texto do PL 3261/2019”, afirmou o presidente. 

Outras associações parceiras da Aesbe participaram do seminário:

Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento (Ondas)

Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)

Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA)

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes)

Foto: Gabriel Alves/Assemae

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores