Seminário Nacional da Aesbe terá transmissão ao vivo por meio do Youtube da entidade

Nesta quinta e sexta-feira (01 e 02 de setembro, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) promove o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis. O evento, que será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), terá transmissão ao vivo por meio do Youtube da entidade. Clique aqui para acessar a página.

O Seminário Nacional possibilitará a interação entre os colaboradores das companhias que integram a Aesbe e das demais entidades da área, promovendo o debate sobre o cenário atual do setor e a universalização do saneamento. As empresas associadas atuam em mais de 4 mil municípios brasileiros, atendendo 75,5% da população urbana brasileira com abastecimento de água e pouco mais de 60% com esgotamento sanitário.

Durante o painel “O Saneamento na Perspectiva dos Futuros Governantes”, que será realizado no dia 2 de setembro, a partir das 9h, será feita a entrega oficial do “Documento sobre Saneamento”, destinado aos candidatos à Presidência da República. Para o painel, foram convidados os candidatos: Ciro Gomes (PDT) – que será representado por Daniel Keller, Jair Messias Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Nassar Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil). A moderação do painel será feita por Adriana Couto, Jornalista da TV Cultura. Confira aqui a programação do Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis.

Para o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, é de extrema importância reunir os candidatos à Presidência da República para debater o futuro do setor. “Estamos há dois anos passando por mudanças desafiadoras no saneamento e necessitamos ainda de ajustes na nova legislação para viabilizar a universalização dos serviços. Portanto, é muito importante para a Aesbe explanar para os presidenciáveis sobre os entraves e melhorias que devem ser feitas. Esperamos ter a participação de todos nesse importante debate”, afirma Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Universalização

“As companhias estaduais vão continuar a trabalhar para o alcance das metas, mas precisamos ressaltar que ainda são necessários ajustes para que a universalização seja factível dentro do prazo estabelecido”, enfatiza Neuri Freitas. Ele ressalta, ainda, que o grande desafio para se alcançar à universalização até 2033, como estipula o marco legal, é ter todas as regras e diretrizes claras, além da união de forças do setor.

Outro ponto de destaque entre as propostas da Associação é que o saneamento esteja vinculado a um único Ministério, que seria o responsável pelo desenvolvimento do setor no país. Esse Ministério deverá centralizar e gerir os recursos públicos para o saneamento. Hoje o principal gestor é o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas há interseções com outras pastas.

Veja os principais pontos das propostas da Aesbe para a melhoria do setor, presentes no Documento que será entregue aos presidenciáveis: 

  • Revisão de pontos do Novo Marco Legal do Saneamento
  • Plano Nacional de Saneamento básico (Plansab)
  • Política de universalização para as áreas rurais
  • Aperfeiçoamento do SNIS/SINISA
  • Centralização dos recursos para saneamento
  • Linhas de crédito para desenvolvimento operacional
  • Apoio técnico aos Planos de Saneamento
  • Subsídio para as tarifas sociais de água e de esgoto
  • Simplificação dos processos de financiamento
  • Criação do Fundo Garantidor e Locação de Ativos
  • Política energética para o setor
  • Desoneração do PIS/COFINS

Sobre o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

A Palestra Magna do evento terá como tema “ESG e Saneamento”, com a participação de Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima (Terrestrial Observation Panel on Clima) do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial.

Responsabilidade socioambiental: A entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, será realizado o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norteO Projeto tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

 Selo Sou Resíduo Zero: Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional da Aesbe terá a gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Serviço 

Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

Quando: 1 e 2 de setembro de 2022

Onde: CICB – localizado no St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul. Brasília (DF).

Inscrições: Gratuitas para associadas Aesbe. Clique aqui

Programação: Clique aqui

Transmissão ao vivo: Seminário Nacional Aesbe

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores