Segundo dia de programação do III Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento reúne lideranças do setor em João Pessoa, na Paraíba

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

O segundo dia do III Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento foi iniciado com o Painel 1 “Cenário Legal do Saneamento Básico: Um Novo Olhar para o Prestador Estadual”. Os convidados para este painel foram Marcus Vinicius Fernandes Neves, presidente da Cagepa, e Wladimir Ribeiro, especialista em saneamento, com a mediação de Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

Em seguida, o Painel 2 focou nas “Perdas Comerciais”, e contou com a participação de Vitor Cortez Laranjeiras, gerente de Faturamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), e de Bruno Hikaru Kumamoto Lisboa, gerente de Cobrança e Arrecadação da Compesa. Juliana Dutra, da Empresa DEEP, ministrou a palestra “Inovações no Setor de Saneamento em Áreas de Alta Vulnerabilidade Relacionadas à Arrecadação”, com Isaias Veríssimo Lopes, gerente de Suporte Comercial da Cagepa, atuando como mediador.

O Painel 3 abordou os “Desafios da Área Comercial Frente à Nova Legislação”. José Ronaldo Feitosa, superintendente de Negócio Norte da Cagece, apresentou a palestra “Meta Intermediária de Índice de Atendimento da ANA: O que fazer para atender?”, e Ricardo Gazar da Costa, supervisor de Cadastro Técnico Comercial da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), discutiu as “Estratégias para Manutenção do Cadastro Técnico Comercial Frente aos Desafios dos Novos Indicadores da ANA”. Danilo Franco de Oliveira Pioli, assessor Jurídico da Diretoria Comercial da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), foi o mediador deste painel.

No Painel 4, foi debatida a “Universalização dos Atendimentos pelos Canais Virtuais”, explorando em detalhe os desafios e soluções que a tecnologia pode oferecer ao setor de saneamento. José Ricardo Ramos de Souza, gerente de Relacionamento da Embasa, falou sobre “A Nova Estratégia de Atendimento da Embasa, Alinhando a Digitalização à Satisfação dos Usuários”. Otávio Frota, superintendente de Gestão e Serviços Compartilhados da Cagece, discorreu sobre a “Transformação Digital no Atendimento aos Clientes”. Isaac Vieira Fernandes Veras, diretor Comercial da Cagepa, abordou o tema “Do Multicanal ao Omnichannel: A Busca pela Jornada do Cliente”. Sérgio Antunes Lemos, diretor Financeiro e Comercial da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), tratou da “Ampliação dos Canais de Atendimento”. Moisés Simões, sócio fundador da Tatodesk da Consenso Tecnologia, apresentou a palestra “A Otimização do Acesso aos Serviços de Saneamento Via Transformação Digital”. Diego Rezende Ferreira atuou como moderador deste painel.

O último painel do dia foi apresentado pelos representantes da Enorsul, patrocinadora Ouro do Seminário: Waldecir Colombini, diretor Comercial da Enorsul, e Matheus Candolo, gestor de Contratos da Enorsul. O tema do painel foi: Contratos de Performance para redução de perdas aparentes – dinheiro novo no caixa.

Para celebrar o evento, a Enorsul realizará um luau exclusivo para os participantes. Este momento de descontração e networking terá início às 19h30 desta quinta-feira (17), no Maralto Seaview Events.

O evento conta com o patrocínio Ouro da Enorsul e Serasa Experian, e com o patrocínio Prata da Consenso Tecnologia, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Metasix Tecnologia. Com palestrantes renomados e temas de grande relevância, o seminário tem o objetivo de fomentar debates cruciais sobre a nova legislação de saneamento e as práticas comerciais do setor, visando um futuro sustentável e eficiente para o saneamento brasileiro.

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