Saneago publica quinta edição do Relatório Anual de Sustentabilidade

Documento reforça o compromisso da Companhia com os princípios da transparência e da eficiência, fortalecendo o contato com os mais diversos públicos

Com informações de Saneago

A Companhia de Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) publicou a quinta edição de seu Relatório Anual de Sustentabilidade, com informações corporativas consolidadas, referentes ao exercício social de 2021. No documento, disponível no Portal de Relação com Investidores, estão as estratégias, diretrizes e políticas para gerar valor a todos os públicos, e os resultados econômicos, sociais e ambientais, em sintonia com os conceitos ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). A prática de divulgação do relatório de sustentabilidade, baseada nas diretrizes Global Reporting Initiative (GRI), é um diferencial de mercado e agrega valor à reputação da Companhia.

O relatório reforça o compromisso da Companhia com os princípios da transparência e da eficiência, fortalecendo o contato com os seus mais diversos públicos, tanto internos quanto externos, como colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade em geral. Assim, a Saneago cumpre uma das diretrizes, que é buscar as melhores práticas de governança corporativa, com o objetivo de consolidar a sólida estrutura de Governança criada nos últimos anos, favorecendo a sustentabilidade dos negócios.

“Encerramos o ano com elevação no lucro líquido, aumento nos investimentos, regularidade nos sistemas, qualidade na prestação dos serviços e ampliação no número de pessoas atendidas. Conquistamos ainda excelente avaliação de duas das maiores agências mundiais de classificação de risco pelo desempenho operacional e financeiro”, afirmou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração, Francisco Nogueira, o ano de 2021 comprovou que a Saneago fortaleceu sua estrutura e está apta a percorrer o novo caminho do saneamento básico no País. “A Saneago, hoje, é uma empresa em transformação, rumo a novos tempos. Estamos avançando, de maneira clara, em nossa governança corporativa, na modelagem de compliance e de riscos, na introdução de indicadores e no acompanhamento das diretrizes estratégicas, que dão sustentação para o crescimento sustentável e a geração de valor para todos os stakeholders”, ressaltou.

Destaques

Como destaque, no último ano, a Companhia apresentou: crescimento no valor da Receita Líquida; expansão no valor do Lucro Líquido; redução do índice de inadimplência; aumento no índice de atendimento de água e de esgoto. A Saneago chegou a índices expressivos de atendimento, que são referência no cenário brasileiro: 97,71% para abastecimento de água tratada e 67,09% para esgotamento sanitário. E foi a única companhia estadual com índice de perdas inferior a 30%, registrando apenas 27% no quesito.

Além disso, a Companhia comprovou excelente desempenho financeiro e operacional ao ser bem classificada pela Moody’s, com nota ‘AA+.br’ perspectiva estável; e pela Fitch Rating, com nota ‘A+(bra)’ perspectiva estável. Embora 2021 tenha sido um ano de condições externas pouco favoráveis, com a continuidade da pandemia do Coronavírus e com o cenário macroeconômico nacional e internacional adverso, o documento demonstra que a Saneago está preparada para cumprir as metas, incluindo as fixadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.