Saneago apresenta plano de investimentos e visita obras em Anápolis (GO)

Diretores da Saneago se reuniram com o prefeito Roberto Naves e discutiram a ampliação das estações de tratamento de água e de esgotamento sanitário no município

Por Assessoria de Comunicação da Saneago

Representantes da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) se reuniram com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, na sexta-feira (26), para apresentarem os investimentos da Companhia e discutirem a renovação do contrato de programa com o município. As tratativas estão bem avançadas e, segundo o prefeito, o documento deve ser assinado nos próximos meses. “Ajustes precisam ser feitos. Além dos investimentos propostos, esperamos que a Saneago possa ajudar na questão ambiental e da saúde. É muito bom estar recebendo um presidente que entende a importância do município e está disposto a abrir o diálogo para uma negociação sobre o contrato, dentro da legalidade e com a maior transparência possível”, afirmou Naves.

O prefeito reconheceu que a Saneago tem feito investimentos importantes no município. “A empresa mais qualificada para atender Anápolis é a Saneago. Ações foram feitas, como a transposição do Capivari para o Piancó, e não tivemos problema no abastecimento em 2017 e 2018. Precisamos pensar agora no abastecimento de água para os próximos 30 anos”, ressaltou.

O presidente da companhia, Ricardo Soavinski, informou que está sendo desenvolvido um estudo hidrológico para uma solução definitiva quanto à captação de água em Anápolis. “O estudo deve ser concluído até dezembro deste ano e vai apontar a solução para o sistema de água, que pode ser uma nova captação, o barramento ou a perfuração de novos poços”, disse.

Atualmente, Anápolis conta com várias frentes de obras, impulsionando a ampliação dos sistemas de água e esgotamento sanitário. Hoje, mais de 252 mil pessoas são beneficiadas com rede de esgoto na cidade. A conclusão dessas obras, prevista para o final deste ano, proporcionará um aumento de 40 mil novas ligações, por meio da construção de 375 km de redes coletoras, em 43 bairros. Carca de 70% das ligações de esgoto já foram executadas.

Além disso, está sendo construído o sistema de tratamento terciário na Estação de Tratamento de Esgoto de Anápolis. O investimento de mais de R$ 90 milhões melhora a qualidade do efluente entregue ao Córrego das Antas, contribuindo para a preservação do meio ambiente, bem como melhorando a qualidade de vida da população anapolina.

O terceiro município goiano mais populoso já conta com fornecimento de água universalizado, atendendo mais de 376 mil pessoas. O atual sistema da Saneago é suficiente para atender a demanda, mas uma série de obras está sendo realizada para garantir estabilidade do sistema mesmo com alterações climáticas. Há projeto e orçamento para ampliar o sistema de produção de água. São R$114 milhões para aprimorar as captações existentes e duplicar a produção da Estação de Tratamento de Água. Este recurso já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal, que aguarda apenas a assinatura do Contrato de Programa entre Saneago e o município de Anápolis, para ser liberado.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores