Saneago adere ao Movimento +Água, lançado pelo Pacto Global da ONU

Iniciativa propõe ações coletivas e metas sustentáveis para empresas com o objetivo de alcançar a universalização do saneamento e a segurança hídrica no País

Com informações de Saneago

Cumprindo com o objetivo de buscar, cada vez mais, práticas sustentáveis, a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) assinou uma carta de compromisso aderindo ao Movimento +Água, lançado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento indica metas de universalização do saneamento até 2033, alinhadas ao Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece 99% de pessoas com acesso à água potável e 90% de esgoto coletado e tratado.

A iniciativa também planeja ações para garantir a segurança hídrica até 2030, com 50% de redução de captação de águas superficiais e subterrâneas e reflorestamento de 50% das áreas críticas que auxiliam na produção natural de água. Com isso, será possível impactar a vida de 100 milhões de pessoas no Brasil e avançar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 6 – Água Potável e Saneamento.

O desafio proposto pelo Movimento +Água é garantir disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas como prioridade, mas também viabilizando a prática das atividades econômicas e a conservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres, considerando o contexto de mudança climática e degradação das bacias hidrográficas.

A Saneago se comprometeu a alcançar três destas metas, sendo que as duas primeiras terão como abrangência os municípios que compõem a comprovação da capacidade econômico-financeira, aprovada pelas agências reguladoras. Em suas rotinas de trabalho, a Companhia já executa ações ambientais para recuperação de nascentes e bacias hidrográficas de abastecimento, mas intensificará a atuação, visando atender à quarta meta.

De acordo com a Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato, a adesão da Companhia ao Movimento+Água reforça seu compromisso em buscar a universalização do saneamento e ampliar seus projetos de recuperação de bacias hidrográficas. “Com essas ações a Saneago junta esforços com outras empresas signatárias do Pacto Global da ONU e que aderiram ao Movimento+Água, para garantir qualidade de vida e saúde à população, água em quantidade e qualidade, e a conservação e recuperação dos ecossistemas”, afirma.

A universalização do saneamento e a segurança hídrica tem sido assuntos amplamente debatidos no Brasil e no mundo. Para o Superintendente de Relações com Investidores, João Pedro Tavares Damasceno, para que estas metas sejam alcançadas é preciso aumentar as ações coletivas. “O Movimento +Água é um impulsionador de transformação para avançarmos no ODS 6, que trata de Água Potável e Saneamento. Para nós, da Saneago, fazermos parte de um movimento como este demonstra ainda mais nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão dos ODS em nossas estratégias”, destaca.

O Movimento + Água é resultado da colaboração entre Rede Brasil do Pacto Global, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC), Water.org e WWF Brasil.

 

Ambição 2030

O Pacto Global da ONU Brasil, maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo, anunciou em 2 de maio, na B3, o lançamento da Ambição 2030, estratégia formada por sete grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade, para tanto o engajamento das empresas é fundamental. Os Movimentos são um chamado do Pacto Global da ONU Brasil para que essas instituições reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e compromissos públicos. O Movimento + Água, ligado à Plataforma de Ação Pela Água, está entre as iniciativas.

Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética

Além de implementar uma série de práticas ESG (Ambientais, Sociais e Governança), visando tornar suas rotinas de trabalho mais sustentáveis, a Saneago também busca, constantemente, participar de encontros e debates sobre o tema. Em outubro do ano passado, por exemplo, a Saneago participou junto a outros 17 líderes empresariais do CEO Roundtable: Resiliência Hídrica e Energética, onde foram debatidos os riscos das mudanças do clima relacionados à água e esforços do setor empresarial para resiliência hídrica.

Dessa discussão, foi originado o Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética, uma carta de posicionamento empresarial frente a urgência e necessidade da promoção de ações concretas em busca da resiliência hídrica em operações e serviços, prezando pela proteção das Bacias Hidrográficas e pela universalização do acesso à água e esgotamento sanitário. Este é mais um compromisso assinado e assumido pela Saneago.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores