Rio Mangaraí, no Espírito Santo, recebe visita de representantes do BIRD

Consultores do Banco Mundial visitaram a bacia do Rio Mangaraí, localizada na região rural de Santa Leopoldina (ES), na última quinta–feira (1), para analisar desenvolvimento das ações do projeto.
A comitiva conheceu a Comunidade Quilombola denominada Retiro; o projeto de estradas vicinais, que visa reduzir o carreamento de sedimento para o rio; e analisar o local previsto para execução de unidades de demonstração de conservação de solos e de proteção de recursos hídricos.
Também estiveram no distrito de Barra do Mangaraí, onde será instalado sistema de esgotamento sanitário de 100 famílias e visitaram os locais que têm potencial para implantar fossas adaptadas para zona rural.
 Saiba mais sobre o Projeto Mangaraí
É uma iniciativa piloto com duração de cinco anos e investimento de R$ 14 milhões para recuperação ambiental da sub-bacia do Rio Mangaraí, que integra a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória.
O objetivo é reduzir os sedimentos nos cursos d’água e ampliar a quantidade e qualidade da água. O Mangaraí faz parte da carteira de projetos do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que o Governo do Estado do Espírito Santo executa com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
O Projeto Mangaraí fará ainda a ampliação da cobertura florestal na região, para isso estão em fase de finalização 25 projetos, com meta de reflorestar 50 hectares. Os projetos de reflorestamento têm a finalidade de conservar os solos, os recursos hídricos e gerar renda para os agricultores participantes.
A beneficiária direta será a população da sub-bacia do Rio Mangaraí, estimada em 3.738 habitantes. Indiretamente alcança aproximadamente 600 mil habitantes da Região Metropolitana da Grande Vitória, que são abastecidos com água captada no Rio Santa Maria da Vitória.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Cesan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores