Dando continuidade as reuniões sobre a COP30, nesta quinta-feira (5) a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) promoveu duas reuniões com a Regional Nordeste II e a Regional Centro-Oeste, ambas realizadas de forma online, para discutir a elaboração de diretrizes gerais voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Os encontros fazem parte dos esforços da entidade para contribuir com as discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará.
A primeira reunião, destinada à Regional Nordeste II, aconteceu das 9h às 10h30 (horário de Brasília) e contou com a participação de representantes das empresas estaduais da região. Já a reunião da Regional Centro-Oeste foi realizada das 10h30 às 12h, reunindo especialistas e gestores do setor para tratar do mesmo tema.
Ambos os encontros foram coordenados pelo consultor da Aesbe, Antônio Miranda, que destacou a importância de um esforço conjunto para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Além disso, o consultor realizou a apresentação do formulário que deve ser aplicado pelas entidades, a fim de construir um documento. “Estamos construindo um documento estratégico que será um marco na atuação do setor de saneamento em relação ao meio ambiente.”, afirmou Miranda.
Além das reuniões realizadas hoje, estão programados novos encontros regionais para esta sexta-feira (6), dando continuidade à construção coletiva das diretrizes. A expectativa é consolidar contribuições que reflitam a realidade de cada região, garantindo que o setor de saneamento esteja preparado para desempenhar um papel relevante na agenda climática global.