Nesta quinta-feira, 26 de setembro de 2024, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), deu início ao workshop Prospecção de Recursos para Investimentos em Saneamento Básico em Curitiba, PR. O evento, que reúne empresas do setor, bancos, instituições de fomento e investidores, segue até esta sexta-feira (27). O objetivo é discutir estratégias e oportunidades de financiamento no setor de saneamento básico no Brasil.
A abertura ocorreu com uma cerimônia conduzida pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, Sérgio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe, apresentou os objetivos e a estrutura do evento, reforçando a importância de se promover um espaço colaborativo para identificar novas fontes de financiamento e criar parcerias estratégicas no setor.
O primeiro painel do dia, Panorama dos Investimentos em Saneamento no Brasil, contou com a apresentação de Joel Macedo, da Sanepar, que discutiu as tendências e desafios no financiamento de projetos de saneamento, além de fornecer dados atualizados sobre o volume de investimentos e cronogramas futuros do setor, com base no GTRIS.
Logo depois, Leura de Oliveira, diretora de investimentos da Sanepar, apresentou o plano de investimentos da empresa, destacando as oportunidades de execução de novos projetos e obras, alinhando-se às expectativas do mercado e reforçando a importância de recursos adequados para a expansão dos serviços de saneamento.
Após um intervalo, o painel Oportunidades: PPPs no Saneamento trouxe cases de sucesso de parcerias público-privadas (PPPs) com a participação de representantes da Sanepar, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).Moderado por Marisa Capriglioni, da Sanepar, o painel contou com a participação de Carlos Rossa (Cagece), Edmar José Zorzal (Cesan) e Ricardo Torres (Embasa), que compartilharam suas experiências na estruturação e execução de PPPs em diferentes regiões do país.
No período da tarde, o painel Oportunidades de Financiamentos, moderado por Sérgio Gonçalves, apresentou produtos e serviços financeiros voltados para o saneamento, com a participação de representantes do BNDES, FONPLATA, IFC e FGTS. Frederico Lage (BNDES), Oscar Carvallo (FONPLATA), João Carneiro (IFC) e Clayton Facchini (FGTS) detalharam as soluções oferecidas por suas respectivas instituições para apoiar os projetos de saneamento no Brasil.
O primeiro dia do evento foi marcado por discussões aprofundadas e o intercâmbio de ideias entre os participantes, visando fortalecer as bases para futuros investimentos no setor de saneamento. O workshop continua nesta sexta-feira (27), com mais painéis e oportunidades de diálogo sobre financiamento e desenvolvimento sustentável.