Seminário Nacional da Aesbe recebe o Selo Evento Neutro e adere ao Movimento Sou Resíduo Zero

Alinhada à Responsabilidade Socioambiental adotada pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, será realizado o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura. 

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norte.  Dessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado. 

O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Nota-se um papel muito importante nesta região por servir de lar para muitas famílias rurais e como um corredor ecológico, tendo em seu entorno várias Unidades de Conservação (UCs), possuindo uma rica biodiversidade, diversas formações vegetais e espécies de importância ecológica e social. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental que está constantemente ameaçada pela atividade humana.

Selo Sou Resíduo Zero 

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis terá a gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, ressalta que a iniciativa é importante para conscientizar suas associadas e a população sobre a necessidade de mudanças de hábito para frear as mudanças climáticas. “Há inúmeras formas de contribuirmos para evitar ou minimizar os riscos de impactos da mudança do clima e a redução de alguns desses riscos de impactos futuros só ocorrerá se tivermos mudanças de hábitos rápidas e profundas. Por isso, uma associação com a Aesbe tem um papel fundamental de conscientizar suas associadas sobre os impactos que podemos causar quando adotamos soluções com responsabilidade socioambiental”, afirma o presidente.

Sobre o evento 

A Aesbe realizará, nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis. As inscrições estão abertas e são gratuitas exclusivamente para os colaboradores das Companhias de Saneamento associadas à Aesbe e demais associações do setor de saneamento. 

O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), e tem como objetivo discutir os planos de governo para o setor dos candidatos à Presidência da República.

A Palestra Magna do evento terá como tema “ESG e Saneamento”, com a participação de Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima (Terrestrial Observation Panel on Clima) do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial.

Clique aqui para se inscrever no evento e conferir a programação completa do Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis.

 A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Serviço

Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

Quando: 1 e 2 de setembro de 2022

Onde: CICB – localizado no St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul. Brasília (DF).

Inscrições: Gratuitas para associadas Aesbe. Clique aqui

Programação preliminar: Clique aqui

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores