Novo Guandu: tubos para uma nova Estação de Água na Baixada Fluminense (RJ)

Os tubos que atenderão a região da Baixada Fluminense (RJ) já começaram a ser entregues. A Companhia Estadual de águas e Esgotos (Cedae), do Rio de Janeiro, deu prosseguimento, na última quarta-feira (31/01), ao transporte de parte da tubulação em aço adquirida para o Novo Guandu, em Nova Iguaçu, a Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para produzir mais 12 mil litros de água por segundo para a região da Baixada.

Três carretas deixaram a fábrica EBSE, na Avenida Santa Cruz, em Santíssimo, em direção ao depósito da Cedae, na Avenida Brasil, 51.100, em Campo Grande, passando pela Avenida Presidente Dutra. Cada carreta transportou 12 metros de tubos, pesando 14 toneladas. No total, serão 303 tubos com 2,5 metros de diâmetro a serem transportados ao longo do ano.

A nova estação de tratamento vai dar mais segurança para todo o sistema de abastecimento da Baixada Fluminense, reforçando o fornecimento de água para a população atual e já garantindo o atendimento da demanda futura, com o crescimento dos municípios daquela região. O Novo Guandu, que contará ainda com reservatório para 53 milhões de litros de água, está inserido no maior conjunto de obras de abastecimento em execução no País.

Trata-se do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense, com investimento total de R$ 3,4 bilhões, oriundos de empréstimo da Cedae junto à Caixa Econômica, e a previsão é de que 2,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Vale destacar que a primeira fase do projeto já está com 65% das obras concluídas nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu.

As obras do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense incluem assentamento de cerca de 100 km de adutora, implantação e reforma de 17 elevatórias, construção de 17 reservatórios e reforma de outros oito. Além disso, há o assentamento de 517 quilômetros de troncos de adução e de distribuição de água.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores