A Sanepar está cadastrando os clientes que atendam aos requisitos para que recebam descontos nas faturas de água e esgoto
Com informações de Sanepar
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) quer ampliar o número de famílias beneficiadas pelo programa Água Solidária, que atende atualmente 322 mil famílias no estado. Com o programa, essas famílias pagam uma tarifa 77% mais barata do que a tarifa comum. A Companhia divulga o programa para que mais famílias se inscrevam e passem a ter acesso aos serviços de água potável e coleta e tratamento de esgoto com valores mais baixos.
O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, diz que com este programa, a Sanepar mantém o compromisso de melhorar a qualidade de vida e a saúde preventiva de toda a população. “Isso faz parte de nossa missão de empresa pública, comprometida com a universalização do saneamento, e também atendemos ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6, que visa garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”, destaca Stabile.
Para se inscrever, os clientes devem morar em imóvel de até 70 metros quadrados, ter consumo de água de 10 mil litros de água mensais ou de 2,5 mil litros para cada morador e renda familiar de até dois salários mínimos (nacional) ou de meio salário mínimo por morador, incluindo as crianças.
Os clientes podem solicitar o benefício nos escritórios de atendimento ao público em suas cidades. Os endereços desses locais e os horários de atendimento podem ser consultados no site da Sanepar https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones.
As Centrais de Atendimento ao Público de 28 cidades paranaenses abrem aos sábados das 8h às 12h e também estão com horário estendido das 8 horas até as 20 horas, de segunda à sexta-feira. A solicitação ainda pode ser feita pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo whatsapp (41) 99544-0115.
É necessário apresentar ou enviar os seguintes documentos: conta mensal de serviços de água e esgoto da Sanepar; IPTU atual do imóvel, documento de autorização da prefeitura ou de autoridade superior; dos moradores: RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de 18 anos; Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário.
Caso não possua comprovante de renda, o cliente deve apresentar documento comprobatório de serviços autônomos expedido por associação de moradores ou clubes de serviços, onde é necessário constar a renda recebida, e em anexo, cópia da Ata da nomeação do presidente da entidade. Usuário cadastrado em algum benefício dos Governos Federal, Estadual ou Municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
TARIFAS – No programa Água Solidária, a tarifa de água (até 5 m3) é de R$ 13,10, enquanto na tarifa residencial normal é de R$ 48,97. Para os mesmos 5 m3, o serviço de água e esgoto fica em R$ 19,66 para os inscritos no Água Solidária. Na tarifa normal, os dois serviços custam R$ 88,16.
MANUTENÇÃO – É importante lembrar que o cadastro dos clientes junto à Sanepar precisa ser atualizado regularmente. Caso ocorra alteração no número de moradores do imóvel ou da renda familiar ou se o cliente mudar de endereço, é necessário informar à Sanepar a fim de que o benefício do Programa Água Solidária seja mantido.