Leilões recentes do setor de saneamento têm fundamentação na legislação anterior ao novo marco

Confira ao final do texto a tabela com todas as informações dos contratos dos grandes projetos de PPPs, subconcessões e locação de ativos das companhias estaduais de saneamento 

Por Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe 

Desde a atualização do Marco Legal do Saneamento, vem-se propagando a informação de que a nova legislação proporcionou o sucesso em leilões de saneamento. Porém, os projetos recentes possuem a fundamentação na legislação anterior ao novo marco. Os contratos são complexos e desenvolvidos após um longo tempo de estruturação e é uma inverdade falar que os que foram licitados recentemente tem como base a nova lei.

Um exemplo dos projetos citados é o leilão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A Concessão Administrativa foi formalizada no dia 27 de setembro de 2022, na  B3, em São Paulo (SP), com o objetivo de universalizar o esgotamento sanitário em 17 municípios, todos operados pela Cagece, nas Regiões Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC), pertencentes ao chamado Bloco 1 da concorrência pública internacional vencida pela Aegea. Porém, o leilão é resultado de um longo estudo iniciado em 2017. Veja os dados da Cagece na tabela abaixo.

O presidente da Aesbe e da Cagece, Neuri Freitas, reforça a informação de que os grandes projetos que estão em andamento pelas Companhias Estaduais de Saneamento foram gestados e celebradas com êxito no Marco Legal anterior, sem a revisão da lei 14.026/20. “Todos esses contratos, inclusive os da Cedae, são sustentados no modelo exitoso de Contratos de Programa que hoje tanto atacam”, enfatiza Neuri Freitas.

Outro exemplo bastante citado como um resultado positivo do novo marco, é o leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em que a BRK Ambiental foi a vencedora. O leilão ocorreu em setembro de 2020, porém, o período de estudos iniciou em 2017, três anos antes da aprovação da Lei 14.026/2020. Com valor de R$ 2,6 bilhões, o contrato de parceria tem o objetivo a prestação dos serviços de água e esgoto de 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió. Veja dados de outros contratos da Casal na tabela abaixo. 

O Município de Cariacica, que pertence à Região Metropolitana da Grande Vitória no Espírito Santo, também é muito citado. A Parceria Público-Privada (PPP) formalizada no final de 2020 entre a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Grupo Aegea é resultado da terceira licitação de um longo trabalho iniciado em 2010, que gerou três PPPs: uma iniciada em 2015, a outra em 2017 e a mais recente, em 2020, com edital publicado no mês de junho/2020, um mês antes da nova Lei. Há outros contratos de PPPs e de Subconcessão da Cesan, apresentado no quadro abaixo.

São muitos exemplos de grandes Parcerias Público-Privadas que estão sustentadas modelo exitoso de Contratos de Programa. O Programa Cidade Saneada, considerada a

maior Parceria Público Privada de Saneamento do país, está há oito anos em operação, sendo celebrada entre o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, e a BRK Ambiental. Com edital lançado em 2012, no ano seguinte a Região Metropolitana do Recife iniciava uma nova trajetória rumo à universalização dos serviços de esgoto, a partir da recuperação de todas as unidades operacionais existentes e a execução de obras de ampliação de sistemas e implantação de novos, nas 14 cidades da RMR, além de Goiana, na Mata Norte.  Desde a sua implantação, o programa já investiu R$ 1,7 bilhão em ações em vários municípios.

O Estado de Mato Grosso do Sul é apontado como referência na modelagem de PPP, uma vez que a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) se antecipou ao Marco Regulatório, com o propósito de ser o primeiro estado a universalizar o saneamento básico no Brasil. A modelação da PPP com o grupo Aegea começou em 2016, tendo o contrato assinado em fevereiro de 2021, quando foi constituída a Ambiental MS Pantanal SPE (Sociedade de Propósito Específico).

O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, enfatiza que é necessário unir esforços entre o setor público e o privado para se alcançar a universalização. “Ao longo dos anos, as companhias estaduais celebraram exitosos contratos de PPPs, que já demonstram há muito tempo ser uma ferramenta importante para chegarmos à universalização, mesmo antes do novo marco”, frisa.

“Reforçamos, ainda, a necessidade de revisão da limitação para constituição de PPPs acima de 25% instituído pelo novo marco. Propomos o fortalecimento da conjugação do capital público e do capital privado, através das PPPs nos projetos de infraestrutura de saneamento básico em que esse modelo seja aplicável, no intuito de dar celeridade à execução dos investimentos necessários à universalização dos serviços”, completa Neuri.

A Aesbe reafirma que as readequações nos Decretos da Lei 14.026/2020 são necessárias e urgentes para que a universalização dos serviços de saneamento seja uma realidade em 2033.

Confira abaixo o quadro com as informações dos grandes projetos de PPPs, subconcessões e locação de ativos de companhias estaduais, que juntos somam mais de 24 bilhões: R$ 24.898.738.749,36: 

Empresa

Tipo

Estudos preliminares

Publicação do edital

Assinatura do Contrato

Objeto

Valor do contrato

Cagece

Concessão Administrativa

 

2017

15/07/2022

 

02/02/2023

 

Concessão Administrativa dos serviços necessários para universalização do esgotamento sanitário no Estado do Ceará, nos municípios integrantes do bloco 1 – Aquiraz, Barbalha, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Farias Brito, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Missão Velha, Nova Olinda, Pacajus, Pacatuba e Santana do Cariri

 

R$   7.651.999.326,39

 

  

Empresas

Tipo

Estudos preliminares

Publicação do edital

Objeto

Valor do contrato

Casal – Sanama

Concessão Administrativa – PPP

 

2012

2014

Implantação, operação e manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário

R$ 180 milhões

Casal – Agreste Saneamento

Concessão Administrativa – PPP

 

2009

2011

Recuperação, Operação e Gestão do Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do AGRESTE; Implantação, gestão e operação do Novo Sistema Adutor do Agreste

R$ 160 milhões

Casal – Sanema

Locação de Ativos

2012

2013

Execução de obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário

R$ 175 milhões

Casal – BRK Ambiental

Contrato de Parceria – para compra e venda de água

 

2017

2020

Prestação dos serviços de água e esgoto de 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió

R$ 2,6 bilhões

 

Empresa

Tipo

Estudos preliminares

Publicação do edital

Assinatura do Contrato

Objeto

Valor do contrato

Cesan

Concessão Administrativa – PPP

 

2010
 (atualização em 2013)

 

jul/2013

 

jul/2014

 

Esgotamento Sanitário – Cidade de Serra
 (Região Metropolitana)

 

R$   1.250.920.682,40

 

Cesan

Concessão Administrativa – PPP

 

2010
 (atualização em 2016)

 

Set/2016

Jan/2017

Esgotamento Sanitário – Cidade de Vila Velha (Região Metropolitana)

 

R$   1.417.722.000,00

 

Cesan

Concessão Administrativa – PPP

 

2010
 (atualização em 2019)

 

Jun/2020

Dez/2020

Esgotamento Sanitário – Cidade de Cariacica (Região Metropolitana)

 

R$       829.550.422,57

 

Cesan

Subdelegação – Subconcessão

 

2017 (LPMI 1/2017)
(atualização em 2021)

 

Previsto para 2022

 

Previsto para 2022

 

Esgotamento Sanitário – ETE Reúso.
Cidades de Serra e Vitória
(Região metropolitana)

 

R$   133.546.318,00

 

 

Empresa

Tipo

Publicação do edital

Assinatura do Contrato

Objeto

Valor do contrato

Compesa

Concessão Administrativa – PPP

 

2012

Ju/l2013

 Ampliação da cobertura do saneamento nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) até o ano de 2037

R$ 6,7 bilhões

 

Empresa

Tipo

Estudos preliminares

Publicação do edital

Assinatura do Contrato

Objeto

Valor do contrato

Sanesul

Concessão Administrativa – PPP

 

2016 a 2020

Jun/2020

 

Fev/2021

 

Universalização do esgotamento sanitário em 10 anos, nos 68 municípios operados pela Sanesul

R$   3,8 bilhões

 

 

 

 

 

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