Instituto Senai de Tecnologia comprova excelência do controle da qualidade da água e de efluentes da Embasa

 O Instituto Senai de Tecnologia atestou, após a conclusão de seu programa de ensaios de proficiência (PEP), a precisão das análises de amostras de água tratada e de efluentes sanitários realizadas no laboratório central da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), em Salvador, e nos laboratórios regionais dos municípios: Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Itabuna, Jequié, Itamaraju e Vitória da Conquista. Os resultados, que alcançaram 100% de conformidade para todos os laboratórios, comprovam o excelente controle de qualidade da água distribuída à população atendida e dos efluentes resultantes do tratamento de esgoto.

“Alcançamos resultados satisfatórios em todos os 24 parâmetros avaliados, incluindo análises físico-químicas e bacteriológicas em amostras de água tratada e efluentes. Para os parâmetros etilbenzeno e cobre, alcançamos o melhor resultado entre todos os participantes. Este desempenho reflete a qualificação técnica das equipes dos laboratórios de Salvador e do interior do estado e é fruto dos grandes investimentos em melhorias estruturais promovidas pela Embasa em todos os laboratórios de controle de qualidade”, comemora Júlio César Mato Grosso, supervisor da Gerência de Controle e Qualidade da Água da Embasa.

Os Ensaios de Proficiência, regulados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), são considerados as ferramentas mais importantes para aferir a confiabilidade dos laboratórios e consistem na comparação do desempenho técnico de laboratórios de todo o Brasil, por meio das análises de amostras de água tratada e efluentes enviadas por um provedor, neste caso, o Instituto Senai de Tecnologia.

A portaria de potabilidade da água vigente (PRC nº 05/2017) determina que as análises laboratoriais para controle da qualidade da água para consumo humano podem ser realizadas em laboratório próprio, desde que estes comprovem a existência de sistema de gestão da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025 (Art.: 20). Já a NBR ISO/IEC 17025 exige dos laboratórios de controle da qualidade que monitorem o seu desempenho por meio de comparação com resultados de outros laboratórios, incluindo a participação em ensaios de proficiência.

“O resultado alcançado serve para demonstrar a confiabilidade dos resultados analíticos produzidos pelos laboratórios de controle da qualidade da Embasa, possibilitando a tomada de ações e decisões assertivas, visando elevar a qualidade dos serviços prestados no estado. O resultado vai além do cumprimento de exigências legais, regulatórias e normativas, ele qualifica os laboratórios de controle da qualidade para avançar no processo de acreditação junto ao INMETRO”, destaca o gerente de Controle de Qualidade da Embasa, Fabrício Tourinho.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores