Inauguração da ETA Mauro Borges marca aniversário de 50 anos da Saneago

Mais de duas mil pessoas acompanharam, na manhã de ontem (19), a inauguração da terceira etapa do Sistema Produtor Mauro Borges, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, e do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o presidente da empresa estadual, Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), Jalles Fontoura, declarou oficialmente o início da operação do complexo que vai garantir o abastecimento de água para a Capital e a Região Metropolitana até o ano 2040.

Durante a solenidade, que começou com visita técnica às instalações da ETA, houve descerramento de placa e homenagem a autoridades e ex-dirigentes da Saneago que contribuíram para a idealização e o desenvolvimento da obra. “O Sistema Produtor Mauro Borges veio no momento exato e o planejamento estratégico teve um papel decisivo nisso”, afirmou o presidente da Companhia, Jalles Fontoura.

Marconi Perillo relembrou todo o processo de articulação para a viabilização do projeto desde o ano 1999 e destacou, ainda, que o complexo eterniza a memória do ex-governador Mauro Borges. “É uma das maiores obras de tratamento de água de todos os tempos”, ressaltou ele, ao pontuar que o sistema foi planejado com possibilidade de expansão prevista para suprir as novas demandas que venham a surgir.

Na ocasião, o vice-governador José Eliton declarou que a importância da obra reside no fato de que, “além de abastecer, ela é carregada de conceitos, como preservação ambiental e crescimento sustentável”. Já o prefeito Iris Rezende foi enfático ao agradecer o governador Marconi Perillo pela “visão extraordinária” de investir nessa iniciativa. O secretário da Secima, Vilmar Rocha, por sua vez, caracterizou o projeto como “vitorioso”.

O lançamento foi uma das comemorações pelo aniversário de 50 anos da Saneago, fundada em 13 de setembro de 1967. Embora a solenidade oficial tenha ocorrido nesta terça-feira, o complexo já estava em operação desde o último dia 9 de setembro, quando a produção de mil litros de água por segundo foi antecipada para complementar a vazão de atendimento à população da Região Metropolitana e minimizar os efeitos decorrentes do período de estiagem.

Além das personalidades mencionadas, também marcaram presença no evento o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; o presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira; a secretária Cidadã, Lêda Borges; os diretores da Saneago, de Expansão, Juliana Matos, de Produção, Marco Túlio de Moura, de Gestão Corporativa, Marcelo Mesquita, e de Relação com Investidores, Elie Chidiac; entre várias outras autoridades e funcionários da Companhia.

Etapas da obra

As obras do Sistema Produtor Mauro Borges foram realizadas em três etapas. A primeira, iniciada em 2002, foi a construção da Barragem do Ribeirão João Leite, que proporciona o armazenamento de 130 bilhões de litros de água, numa área inundada de 1.040 hectares. A segunda etapa consiste em uma Estação Elevatória de Água Bruta que é referência em sustentabilidade e garantiu à Saneago premiações nos quesitos inovação tecnológica e eficiência energética no saneamento. A terceira etapa, por fim, foi a Estação de Tratamento de Água, entregue hoje à população. Uma das mais modernas da América Latina, ela já começa a fornecer água para grande parte da Região Norte de Goiânia, abrangendo de imediato mais de 90 bairros.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores