II SIMPÓSIO DE GESTÃO AMBIENTAL DA DESO “As Novas Demandas Para a Sobrevivência do Rio São Francisco” 27 e 28 de março de 2018

O II Simpósio de Gestão Ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), cujo tema abordará “As novas demandas para a sobrevivência do Rio São Francisco”, reunirá especialistas na área de Saneamento, Engenharia e afins, criando um espaço de interlocução para apresentar um panorama da realidade hídrica da Bacia do São Francisco e o impacto da crise para a região Nordeste, difundindo as diretrizes da gestão dos recursos hídricos no Estado, no que concerne ao abastecimento sustentável da população. O debate visa o fomento de ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água, objetivando envolver a sociedade nas discussões sobre a desafiadora missão de garantir o abastecimento de água suficiente em quantidade e qualidade a todos os sergipanos.

PÚBLICO ALVO
– Empregados da DESO (30 vagas)
– Acadêmicos da área de Saneamento, Meio Ambiente e Engenharia (30 vagas)

LOCAL
Auditório Central da DESO
Rua Campo do Brito, 331 – 13 de Julho – Aracaju/SE
INSCRIÇÕES(encerradas)
De 01 de março a 16 de março de 2018, no limite de vagas, através de ficha de inscrição disponibilizada no site da Deso (www.deso-se.com.br).

ASSISTENTE
As inscrições para a categoria ASSISTENTE são destinadas aos empregados e/ou colaboradores da DESO, indicados por sua gerência. É obrigatória a apresentação do comprovante na recepção do II SGA, no primeiro dia do evento para retirada do material.

ESTUDANTE
Somente serão aceitos na categoria ESTUDANTE os matriculados na graduação ou na pós-graduação, mediante a comprovação por documento emitido por sua Instituição de Ensino. É obrigatória a apresentação do comprovante na Secretaria do II SGA, no primeiro dia do evento para retirada do material.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de março de 2018

7h15  – Credenciamento e Distribuição de Material

8h  – Apresentação do Coral Cantar das Águas, composto por empregados da DESO.

8h30 –  Composição da Mesa com Diretores da DESO
Palavra de Abertura – Engº Carlos Fernandes de Melo Neto, Diretor Presidente da DESO.
(Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos/SP, Pós Graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFS, Pós Graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela UFS, Engenheiro na Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, desde maio de 2005, sendo Gestor de diversas Unidades da Empresa, Diretor Técnico e Diretor de Meio Ambiente e Engenharia da DESO. Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano).

8h45  – Talk Show
“O Panorama do Rio São Francisco e as Perspectivas para seu Futuro”.
Facilitador: Prof. Dr. Gregório Guirada Faccioli – (Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Prof. e Orientador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFS, Prof. e Orientador do Mestrado em Recursos Hídricos – PRORH/UFS)
Facilitador: Prof. Dr. Antenor Oliveira Aguiar – (Pós-doutor em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Instituto de Agricultura Sustentável na Espanha, Professor Associado do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS).
Mediador: Eng. José Gabriel Almeida de Campos – (Engenheiro Civil pela Faculdade Pio Décimo, Pós Graduando em Gerenciamento de Projetos pela fundação Getúlio Vargas, sendo Gestor de diversas Unidades da Empresa, Gestor de Operações de Regional Sertão/DESO, Gestor de Projeto de Duplicação da Adutora do São Francisco/DESO e, atualmente, Diretor de Meio Ambiente e Engenharia da DESO).

10h15  – Palestra
“Discussão sobre a Transposição do Rio São Francisco e a Repercussão no Seu Baixo Curso”
Facilitador: Msc. José Maciel Nunes de Oliveira – (Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela UFRJ, Graduado em Comunicação Social pela UFAL, Pós graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFBA, Pós Graduado em Direito Ambiental pela UNB e Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco).

11h15 –  Debate

11h45 –  Momento de Integração

12h –  Encerramento

Dia 28 de março de 2018

8h – Painel: Os Comitês de Bacias Hidrográficas e sua importância na Gestão das Águas”
Facilitador: Mário Leo de Oliveira Rodrigues – (Mestrando em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe e Gestão Ambiental pela Faculdade São Luiz de França. Licenciado em Geografia pela Universidade Tiradentes. Tec. em Edificações – ETFS; Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí-SE, Secretário Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (FNCBH), e Secretário-executivo adjunto da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). Coordenador de Educação Ambiental da DESO.

8h30 – Mesa Redonda – “Ações Conjuntas para Impulsionar o Resgate do Rio São Francisco”.
Facilitador: Msc. Ailton Francisco da Rocha
“ Reflexões Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”.
(Engenheiro Agrônomo pela UFRPE,Recife/PE, Bacharel em Direito pela UNIT, Aracaju, Especialização em Irrigação pela UTAH State University dos Estados Unidos, Mestre e Doutorando pela Universidade Valladolid, Espanha sobre Administração em Gestão de Empresa. Atualmente ocupa cargos Superintendente de Recursos Hídricos na SERMARH/SE).

9h10 – Facilitador: Msc. João Carlos Silva Rocha
“O Rio São Francisco em Sergipe”.
(Diretor do Departamento de Controle dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH)

9h50 –  Facilitador: Msc. Cláudio Júlio Machado Mendonça Filho
“Atuações da DESO no Rio São Francisco”.
(Geógrafo, Mestre em Geografia pela UFS, Pós Graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFS, Gerente de Meio Ambiente da Deso e Coordenador Socioambiental da Unidade Técnica de Administração do Programa Águas de Sergipe/UAPAS/SEMARH/Banco Mundial).

10h30 – Debate
Mediador: Prof. Dr. Luiz Carlos Sousa Silva
(Doutor em Geografia pela UFS, Coordenador Geral do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas e Coordenador de Preservação e Revitalização dos Mananciais da GEMA/DESO, e Professor do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da UFS).

11h45 – Momento de Integração

12h – Encerramento

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores