Grupo de Trabalho (GT) Mudança do Clima reúne-se para discutir os produtos da Aesbe para a COP30

Assessoria de Comunicação da Aesbe

A fim de discutir os produtos que serão produzidos pela Aesbe frente à COP-30, o Grupo de Trabalho (GT) Mudança do Clima, da Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), promoveu uma reunião nesta terça (5), de forma remota, reunindo 13 pessoas, de companhias associadas à entidade.

 

O encontro foi marcado pela apresentação do Consultor Antônio Miranda, o qual apresentou o relatório preliminar de escopo. “O objetivo principal é elaborar um Termo de Referência (TR) para a participação da Aesbe na COP30, abordando estratégias de ação frente às mudanças climáticas”, afirma Antônio.


O Termo de Referência inclui as preocupações dos gestores de serviços de água e esgoto, estabelecimento de diretrizes nacionais para soluções, integração de serviços de água, esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos, e diretrizes específicas para populações vulneráveis, a necessidade de promover a integração desta iniciativa com as atividades das Câmaras da Aesbe relacionados ao tema, além de propor a estruturação de uma ampla articulação interinstitucional.

 

A COP 30 ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025. O objetivo do grupo é montar uma estratégia de trabalho, que irá se reunir quinzenalmente até a entrega final do projeto. A próxima reunião acontece no dia 15 de março.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores