Governo de Pernambuco solicita à Compesa estudos para redução do rodízio em Caruaru após Barragem do Prata sangrar e Jucazinho sair do “volume morto”

Barragem do Prata, em Pernambuco.

Animado com o volume de chuvas registrado no Agreste de Pernambuco e a perspectiva de um inverno dentro da média histórica, o governador Paulo Câmara solicitou hoje (02) ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, a realização de estudos técnicos que visem a redução do rodízio na cidade de Caruaru até as festividades do São João. A decisão do governador foi externada logo após receber informações sobre a Barragem do Prata, localizada em Bonito, que sangrou na manhã de hoje, alcançando os 42 milhões de metros cúbicos da sua capacidade máxima, e da Barragem de Jucazinho, em Surubim, que continua acumulando água e já supera o seu “volume morto” com 5,89%, ou seja, 19,2 milhões de metros cúbicos. “As duas situações abrem boas perspectivas de abastecimento para várias cidades do Agreste, após sete anos consecutivos de seca”, comemora Tavares.

Segundo o presidente da Compesa, o cenário de abastecimento de Caruaru e região é bastante otimista, não apenas pela condição da Barragem do Prata, mas, principalmente, diante da recuperação da Barragem de Jucazinho, o maior reservatório para o abastecimento humano da região. A barragem estava em colapso desde setembro de 2016 e com as chuvas contínuas que vêm sendo registradas na Bacia do Rio Capibaribe, a tendência, segundo os técnicos da Companhia, é elevar ainda mais o nível do manancial até o final do inverno, previsto para o mês de julho. A expectativa da Compesa é que, no início do mês de junho, o abastecimento das cidades de Riacho das Almas, Cumaru e Passira, hoje atendidas pelo Sistema Prata/Pirangi, seja retomado via Sistema Jucazinho. “Retirando essas cidades do Sistema Prata/Pirangi, sobrará mais água para o abastecimento de Caruaru. Os estudos que serão desenvolvidos apontará em que nível se dará a redução do rodízio no município ”, esclarece Roberto Tavares.

Ele adianta, porém, que, tecnicamente, a melhoria do abastecimento não pode ser de imediato. Vários procedimentos precisam ser realizados antes da retomada da operação do Sistema Jucazinho. A Companhia está em campo para reativar as estações elevatórias (bombeamento) que integram o Sistema. Cinco dessas unidades ficam situadas no Tramo-Sul, entre a Barragem de Jucazinho e o município de Caruaru, e outras duas estações no Tramo-Norte, sentido Toritama. O trabalho é realizado, inicialmente, nas Estações Elevatórias 1 e 2, próximo ao manancial. No último final de semana, a Celpe liberou o uso de energia e foram iniciados os primeiros testes nos conjuntos motobombas. A Compesa ainda realiza os serviços elétricos, hidráulicos e mecânicos nos equipamentos do Sistema. Para reativar o Sistema Jucazinho, a Companhia investe cerca de R$ 800 mil.

Com a Barragem do Prata cheia, o abastecimento da cidade de Caruaru está garantido até o final de 2019. O Sistema Prata/Pirangi, do qual a Barragem do Prata é a principal fonte hídrica, é responsável atualmente pelo abastecimento de dez municípios da região: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas. A última vez que a Barragem do Prata sangrou foi em julho do ano passado, após sete anos de seca e uma fase de pré-colapso.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores