“Participativa, com muita interação e praticamente sem custos para sua realização”: foi assim que o coordenador da Câmara Técnica Comercial (CTC) da Aesbe, Agostinho Moreira Filho (Cagece), definiu a reunião, por videoconferência, promovida nesta quinta-feira (14), com a participação simultânea de 50 representantes de 21 companhias estaduais de saneamento. “Estamos muitos satisfeitos com os objetivos alcançados com essa experiência, que deverá se tornar uma tendência. Estamos aprendendo a usar essa ferramenta. A previsão é que as próximas agendas sigam o movimento virtual, com frequência quinzenal”, estimou. 

A agenda para o restante do ano já está assegurada. Assim como no último encontro, as reuniões dos membros da Câmara deverão tratar, principalmente, de uma agenda central de assuntos, como, por exemplo, o cenário pós-pandemia para o setor de saneamento. Nelas, as empresas traçarão suas providências iniciais, após verificarem seus índices de inadimplência. Também deverão ser discutidas com mais intensidade novas formas de cobrança, com a análise da intensificação e substituição de algumas modalidades que possam ser traduzidas em ferramentas mais automatizadas, mais ágeis. “Particularmente, vi práticas interessantes, como, por exemplo, a de melhorar a arrecadação, que é um dos objetivos da nossa Câmara”, destacou o gestor.

Agostinho toma como exemplo o seu estado, o Ceará, que, infelizmente, na tarde desta sexta-feira, ocupava o segundo lugar no ranking de casos oficiais confirmados, com 21.371 pessoas infectadas e 1.413 mortes pela Covid-19. “Esperávamos que a inadimplência computada no mês de abril fosse crescer em maio. Afinal, com mais pessoas desempregadas e, portanto, com a renda mais afetada, nossa expectativa inicial era negativa. Mas, para a nossa surpresa, tanto aqui na Cagece quanto em outros estados, segundo os depoimentos de alguns colegas, até o momento, os números prévios são melhores”, afirmou.

Também se discutiram novas metodologias de atendimento ao público consumidor, um assunto promissor também para a agenda anual, já que as novas ferramentas e funcionalidades de canais digitais, incrementadas durante a suspensão do atendimento presencial, se mostraram seguras, confiáveis e práticas e foram muito bem aceitas pela população. “Podemos aproveitar o momento para implementar melhorias e, sem dúvida, esse será um legado da crise que atravessamos”, explicou Agostinho.

Para a secretária da Câmara Técnica Comercial da Aesbe, Samantha Tavares – também representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no Comitê Comercial –, a dinâmica do encontro virtual inaugural de 2020 está aprovada. “A reunião foi excelente, já que o grupo integrante da Câmara Técnica Comercial é muito coeso e extremamente participativo. A troca de experiências aconteceu de forma bastante objetiva e salutar, pois sempre há alguém trazendo novidades, o que, para o propósito da Câmara, é muito importante”, ressaltou. Segundo ela, mesmo com o término do compromisso regimental, a Aesbe, por meio de sua Câmara Técnica Comercial, segue a serviço de suas associadas para compartilhar os resultados obtidos com o encontro, para que as áreas comerciais das companhias estaduais de saneamento comecem a implantar as boas práticas conhecidas e discutidas. “Vamos continuar a compartilhar as melhores práticas em exercício, recebendo valiosos insumos de cada colega da Câmara”, sugeriu.

Segundo Agostinho Moreira Filho, já existia o planejamento de abordagem de seis temas da área comercial, todos bastante profundos e que, tradicionalmente, estimulam a grande participação dos membros da Câmara. Porém, a urgência das questões em torno do momento atual foram o assunto singular.

O coordenador da CTC salientou também a importância da reunião com as companhias que compõem o saneamento urbano nacional. “Estamos passando por esta situação de pandemia, que afeta diretamente as empresas, incluindo as áreas comerciais, porque tudo isso gerou o aumento do desemprego e a redução da renda da população. O isolamento social necessário provocou o impacto direto de queda nas ações comerciais”. Ele confirmou que as propostas discutidas já estão em fase de estudo e adoção pelas companhias de saneamento, com as devidas adaptações regionais, para que as melhores práticas sejam colocadas em operação em prol da governança e, como efeito, da própria sociedade.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores