Deso promove palestra “Outubro Rosa e Novembro Azul: prevenção é o foco principal”

“Melhor prevenir do que remediar”. Quem não conhece essa frase?! Foi justamente com esse foco que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio do setor de Saúde Ocupacional e apoio do Hospital do Rim e Sesi, promoveu na manhã da última terça-feira, 31 de outubro, no auditório da empresa, o “Outubro Rosa e Novembro Azul”. Na programação, palestras direcionadas para homens e mulheres, além de sorteios de brindes, coffee break, interatividade, animação e a oportunidade de tirar dúvidas com os profissionais da área de saúde.

Para a enfermeira do Trabalho, Lize Anne Menezes, a ideia é fazer com que o funcionário tenha a iniciativa de se cuidar, de realizar seu exame periódico corretamente e estar sempre fazendo os exames preventivos necessários. “ Toda informação ligada a saúde é importante. Fazemos um acompanhamento da saúde das mulheres e dos homens através dos exames periódicos e orientamos também diante da importância desses cuidados. As palestras do nosso evento são gerais, com muitas informações, onde tentamos trazer todos os anos informações novas, palestrantes de fora, por isso a importância da realização desses encontros. Tem pessoas que não se importam muito com a própria saúde e resistem em ir para uma consulta médica.

Queremos alertar diante dessa importância de cuidados, com exames preventivos, com uma visão maior sobre essas questões que envolvem a prevenção. Alertamos para a prevenção como um todo”, explicou ela.

Palestras
A enfermeira Cinthia Carvalho, do Hospital do Rim foi a primeira palestrante, que abordou a temática “Câncer de Mama e de útero: Mitos e Verdades”, trazendo a conscientização para as funcionárias presentes no auditório. “ Justamente pelo fato das mulheres não se cuidarem, e não terem o trabalho do auto-exame, a finalidade principal dessa palestra é quebrar alguns mitos, algumas barreira e mostrar o que é verdade sobre a questão do câncer de mama e a questão da prevenção com o tratamento, pois muitas mulheres acham que um nódulo no seio não tem importância e não poderá agravar, portanto abordamos a importância de procurar um médico com freqüência, pois o câncer é uma doença que hoje tem cura, se diagnosticado precocemente”, afirmou.

De acordo com o urologista, Dr. André Yoichi Kuwano, do Hospital do Rim, que proferiu a segunda e última palestra, direcionada para os homens, com a abordagem: “Saúde Masculina: cuidados em todas as fases”, a iniciativa é para poder abordar a necessidade da avaliação da saúde. “O homem deve se preocupar com a saúde e procurar especialistas para fazer avaliações periódicas. A melhor propaganda e melhor forma de prevenção sempre é o conhecimento. A partir do momento que orientamos, você permite que essa pessoa se cuide mais. Empresas grandes como a Deso, fazem com que ações como essa ajudem e esclareçam seus funcionários. Dessa forma, quebramos barreiras com descontração em uma programação como essa”, afirmou.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores