Depasa conclui etapa de abastecimento por carros-pipa para Bujari (AC)

Na última segunda-feira, 6, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação (Depasa), concluiu a etapa de auxílio de carros-pipa para manter o fluxo de abastecimento de Bujari (AC).

Nos últimos trinta e oito dias, oito caminhões-pipa transportaram mais de 21 milhões de litros de água, numa somatórias de 1.065 viagens em 44 mil quilômetros percorridos entre as Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Rio Branco e do município vizinho.

Com as últimas chuvas que caíram na capital e regiões do entorno, o reservatório que abastece a cidade recuperou um pouco do seu volume de água, que saltou de 40 centímetros para uma média de 1,20 metro no seu ponto mais profundo.

“Nessa circunstância, retomamos a captar água do Igarapé Redenção e distribuir para as mais de 1.500 ligações na área urbana do município e concluímos o apoio dos carros-pipa para o abastecimento”, informa o diretor de operações do Depasa, David Bussons.

O processo de captação de água do reservatório do Bujari atua de modo reduzido de 24 para 12 horas, no intuito de evitar danos nos equipamentos, que captam 30 litros por segundo.

No entanto, o fluxo de distribuição de água seguirá com a intermitência de três dias até a estabilização do nível do açude para que o sistema de abastecimento possa operar na sua capacidade máxima e de tempo integral.

“Com o retorno do ciclo de chuvas na região, as condições necessárias para a autonomia de captação estão voltando gradativamente. Nisso, continuaremos com o monitoramento de toda a rede e orientando a população sobre o uso racional da água e demais ações descritas no nosso plano de contingência”, destaca Bussons.

As cidades de Rio Branco, Brasileia e Porto Acre continuam a receber o apoio de cinco caminhões-pipa, articulados pela Defesa Civil Estadual com o Ministério da Integração após publicação do decreto de situação de emergência assinado em agosto deste ano pelo governador Tião Viana.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores