Cosama instala três sistemas do Projeto Água Boa no município de Anamã (AM)

Com informações da Cosama 

Cosama instala sistemas simplificado de água em Anamã (AM). Foto: Filipe Augusto/Cosama

Municípios do Estado do Amazonas sofrem os efeitos causados pela enchente deste ano. Um deles é Anamã, que fica a 165 km da capital Manaus. As enchentes chegam a durar mais de cinco meses, obrigando a população a adaptar toda a arquitetura da cidade e seus hábitos. E uma das grandes dificuldades enfrentadas nesse período é o consumo de água potável.  

Para anemizar os efeitos e cumprindo o plano de ação do governo do Estado do Amazonas, com as ações da Operação Enchente 2022, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou a instalação de três sistemas simplificados do Projeto Água Boa, que foi inaugurado pelo governador do Estado, Wilson Lima, na última sexta-feira (20). 

Prefeito de Anamã, governador do Amazonas e presidente da Cosama. Foto: Filipe Augusto/Cosama

Na oportunidade, um termo de cooperação técnica foi assinado pelo governador, pelo diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, e o prefeito de Anamã, Chico do Belo, para que a Cosama assuma o sistema de abastecimento de água. Esse é um momento histórico para a cidade, em que 14 mil moradores serão beneficiados.

Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a Companhia segue cumprindo as orientações do governador do Amazonas, Wilson Lima, trabalhando nas inúmeras ações de melhorias no abastecimento de água dos municípios e atuando nas ações da operação enchente 2022, como em Anamã.  

“Hoje, a nossa missão em Anamã é proporcionar água tratada à população com a instalação do projeto Água Boa e executando operações emergenciais para que a enchente não prejudique o fornecimento de água”, destacou Valle.  

Foto: Filipe Augusto/Cosama

Para a moradora do município, Cláudia Souza, de 46 anos, o sistema chegou no momento certo. “A água tratada que foi colocada aqui ficou muito boa principalmente nesse tempo de cheia, pois a água do poço que a gente pegava antes estava ruim para beber”, disse Souza. 

O pescador Euciônio Moraes, 40, agradeceu a benfeitoria. “Agradecemos ao governador e ao prefeito, que estão dando uma água com condição melhor, potável para beber. Nós esperávamos por isso há muito tempo e agora estamos felizes”, disse Moraes.  

Investimento nas melhorias do sistema de abastecimento 

A Cosama enviou uma equipe de técnicos ao município de Anamã para realizar um levantamento e avaliação dos impactos que estão sendo gerados, com o objetivo de executar um planejamento para que o sistema de abastecimento de água não seja comprometido durante a enchente. A equipe contou com engenheiro civil, química, assistente social e geóloga. 

Anamã possui sete poços de captação que abastecem a cidade e todos passaram por análise para saber as atuais condições de uso. Os poços estão em processo de limpeza e desinfecção, paralelo a isso, técnicos da Gerência de Projetos (GEPRO) estão realizando um diagnóstico do sistema da distribuição para melhorias na rede de distribuição local.   

Esse será um projeto pioneiro, levando em consideração a infraestrutura do município, que contará com investimentos de alta tecnologia, revitalizando e modernizando o sistema de abastecimento, visando solucionar os problemas enfrentados todos os anos. 

A cidade passa por um período severo de enchente. Foto: Filipe Augusto/Cosama
Foto: Filipe Augusto/Cosama

 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores