Cosama inicia obras da nova Estação de Tratamento de Água em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Estrutura vai levar água potável para mais de 35 mil pessoas no município

A Companhia de Saneamento do Amazonense (Cosama), em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em São Gabriel da Cachoeira, município que fica a 852 quilômetros da capital Manaus. A nova estrutura vai levar água potável para mais de 35 mil pessoas.

De acordo com o diretor de operações da Cosama, Denison Gama, além dos benefícios sociais, a obra incentiva a geração de empregos, com contratação de mão de obra local e representa um novo começo para a cidade, que há muitos anos não recebe um tratamento de água digno.

“Água é saúde e há muito tempo à saúde do povo de São Gabriel não vem sendo respeitada, por conta do tratamento da água. O Governo traz para a cidade uma ETA de primeiro mundo, de 100 litros por segundo, com um tratamento de água de primeira qualidade, com profissionais de responsabilidade e de qualidade”, ressaltou.

O projeto prevê a revitalização da balsa de captação, reforma da área técnica, reforma e adequação da casa de química, reforma da estação de bombeamento e manutenção de prevenção das bombas. Além da reforma da sala de operadores e reforma e ampliação do laboratório de melhorias no sistema de captação superficial de água.

Responsável pelo projeto, o engenheiro da Cosama, Renan Amaral, explica como a ETA vai funcionar. “Hoje, a água bruta é captada e jogada diretamente para o município, e essa não é a forma correta de fazer saneamento. Agora, nós vamos colocar um novo flutuante de captação superficial, uma adução de tratamento de água nova, vamos remover a ETA antiga, que nunca funcionou, para colocarmos uma nova Estação. Além disso, esse projeto foi todo feito e pensado para uma duração de no mínimo 20 anos. Por isso, é uma ETA de 100 litros por segundo”, explicou o engenheiro da Cosama.

Ozório Cordeiro, 58, operador que trabalha há 35 anos na antiga Estação de Tratamento, ressalta que, ao longa da evolução da cidade, o sistema antigo ficou defasado e não suportou atender o município.

 “A última reforma que fizeram, em 2004, não foi utilizada, porque era uma obra defasada, então resolvemos parar de trabalhar. A cidade cresceu, a população aumentou, e não foi feito um investimento que suprisse a necessidade. Agora, com a chegada da Cosama, nós estamos aguardando dias melhores para a população, e esperamos que a empresa faça um bom investimento, e que seja há longo prazo”, concluiu o operador.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores