Copasa sela compromisso para preservação do ribeirão Santo Antônio, no interior de Minas Gerais

Empresa, órgãos municipais e a comunidade de Saco Redondo, em Curvelo, se comprometem em desenvolver ações para recuperação da microbacia

Por Assessoria de Comunicação da Copasa

Uma nova iniciativa ambiental vem reforçar ainda mais o compromisso da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com a preservação e recuperação do ribeirão Santo Antônio, manancial que abastece as cidades de Curvelo e Inimutaba, no interior de MG. 

Com a assinatura do documento denominado “Pacto das Águas”,  a Companhia – em conjunto com a Prefeitura de Curvelo, integrantes da comunidade local e representantes de vários órgãos – assume o compromisso de prosseguir no desenvolvimento das ações para a revitalização e preservação da microbacia.

 O produtor rural Sebastião de Souza, morador da comunidade Saco Redondo, situada em Curvelo, demonstrou sua satisfação em receber em sua fazenda os integrantes do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) do Pró-Mananciais de Curvelo para a solenidade de assinatura do documento.  “É com grande prazer e muita alegria que recebi todos aqui. As ações previstas trarão vida nova para o nosso ribeirão Santo Antônio”, disse ele.

 Frederico Mariz, outro produtor rural que também mora na comunidade e sempre participa de ações em benefício do ribeirão, elogiou a iniciativa: “vou me empenhar ao máximo, juntamente com as outras pessoas que estão envolvidas com essa proposta da Copasa, para resgatar as nascentes e trazer de volta o nosso ribeirão”.

 O presidente da Associação Regional de Proteção Ambiental da Comarca de Curvelo (ARPA) e coordenador do Colmeia Curvelo, Marco Aurélio Machado, se diz satisfeito com a participação da comunidade. “Praticamente todas as pessoas de Saco Redondo participaram das três oficinas do Pró-Mananciais. Fizemos um planejamento juntos e já estamos fazendo o cercamento das nascentes, o plantio de mudas nativas na mata ciliar ao longo do ribeirão, a recuperação de estradas e a construção de mais de 300 barraginhas”.

Coletividade e Meio Ambiente

O Colmeia de Curvelo conta com representantes de 25 instituições publicas e privadas da região, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater); Prefeituras de Curvelo e Inimutaba; Sindicato dos Produtores Rurais; Câmara Municipal de Curvelo; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC); União Municipal das Associações Comunitária de Curvelo (UMAC); Lions Clube; Associação Regional de Proteção Ambiental da Comarca de Curvelo (ARPA); Polícias Civil e Militar; Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Superintendência Regional de Ensino (SRE); e, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

O Coletivo foi instituído em outubro de 2017 e, desde então, busca preservar o ribeirão Santo Antônio, propondo e realizando ações de recuperação, sensibilização, mobilização e educação ambiental.

Pró-Mananciais

Curvelo é o primeiro município a celebrar o Pacto das Águas, aliança que constitui uma das propostas do programa, aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae MG). Implantado pela Copasa, em dezembro de 2016, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia na qual está inserida.  Desde a sua implantação, o programa já funciona em 118 cidades e a expectativa é alcançar 164 municípios até o final de 2018.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores