Copasa comemora o Dia da Água com plantio em margens de rios

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) comemorou o Dia Mundial da Água nesta quarta-feira, dia 22, com o plantio de cerca de 2.200 mudas de árvores em 24 cidades mineiras, com o objetivo de preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público.
Em Nova Lima, as mudas foram plantadas às margens do Rio das Velhas, por 250 alunos da Escola Estadual Josefina Wanderley Azevedo, do distrito de Honório Bicalho. O Sistema Rio das Velhas é o principal produtor de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital mineira.
Durante o evento, a presidente da Copasa, Sinara Meireles, lembrou que cuidar da água é responsabilidade de todos e destacou o envolvimento dos alunos na ação. “Cada um tem a sua parcela de responsabilidade na construção do futuro para as próximas gerações. Hoje estamos fazendo uma ação de proteção, com o plantio de mudas, que é muito importante para conseguirmos reter o solo através das raízes dessas árvores e com isso evitar a erosão e desbarrancamento da margem do rio”, explicou.
O diretor de Operações Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, ressaltou o papel da juventude em cuidar da natureza. “Está mão dos jovens e das crianças cuidar do nosso planeta tão maltratado. Vocês serão os responsáveis pelo futuro da natureza e pelo futuro das nossas águas”, comentou.
Ana Paula Alves de Moraes, diretora da Escola Estadual Josefina Vanderlei Azevedo, ressaltou a importância do evento para os alunos. “A escola tem em suas grades curriculares toda a questão ambiental, voltada pra consciência. Estamos muito felizes por participar”, destacou.
Para a estudante Oceane Borguinhão Dujardin, aluna da 8ª série do ensino fundamental, uma lição foi aprendida. “Esta ação da Copasa é interessante para conscientizar as pessoas e mostrar a importância do tratamento da água e da necessidade de preservar a mata ao longo dos rios. É preciso que as pessoas deem a devida importância para essas questões voltadas para a natureza. É isso que vai garantir o nosso futuro e das próximas gerações”, disse.
A atividade também foi realizada simultaneamente por alunos nas cidades de Betim, Bom Despacho, Campos Gerais, Caratinga, Carmo Rio Claro, Crucilândia, Divinópolis, Esmeraldas, Espera Feliz, Frutal, Iapu, Monte Belo, Montes Claros, Nanuque, Nova Lima, Paracatu, Santa Rita do Sapucaí, São Francisco, São Gotardo, São Tiago, Três Corações, Ubá, Varginha e Vespasiano.
Programa Pró Mananciais
O plantio é uma das ações previstas pelo Programa Pró Mananciais da Copasa, que tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade, as ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental; a valorização dos saberes e crenças das comunidades; o estímulo à mudança de hábitos e costumes; a ética do cuidado; a construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica e a responsabilidade compartilhada.
Além disso, o Pró Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental do desenvolvimento sustentável, trazendo em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente, indo além de cumprir as obrigações legais, como uma ferramenta que contribuirá na recuperação e manutenção dos mananciais e no aprimoramento da relação com as comunidades onde a Copasa presta serviço.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copasa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores