Construção da Adutora do Gaviãozinho, na Bahia, chega a 90% de execução

Com investimento de R$ 4,2 milhões e 90% da obra já executada, a construção da Adutora do Gaviãozinho tem previsão de ser concluída no mês de julho. A obra visa complementar o Sistema Adutor do Rio Catolé nos momentos em que a captação de água esteja comprometida em decorrência da estiagem que reduz a vazão do rio Catolé.

O empreendimento vai possibilitar a adução máxima de 200 litros por segundo (l/s), o que pode representar um incremento de 30% no volume de água para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista (BA). A medida também vai proporcionar a recuperação gradativa e manutenção dos níveis de segurança do Sistema de barragens de Água Fria I e II.

Instalada na confluência do Rio Catolé Grande com o Rio Gaviãozinho, a Adutora do Gaviãozinho será composta de 3,6 quilômetros de tubulações com diâmetro de 400 milímetros, uma estação elevatória equipada com dois conjuntos de bombeamento de 300 cv e captação submersa em uma barragem de nível com dois conjuntos bombeamento de 175 cv.

Situação das barragens

Apesar das recentes chuvas no município de Barra do Choça terem contribuído para melhorar o nível do complexo de barragens Água Fria I e II, assim como o rio Catolé, principais fontes de abastecimento de água em Vitória da Conquista, a situação ainda não é considerada confortável e todos os cenários para reforçar o abastecimento estão sendo estudados. Por isso, a Embasa mantém o racionamento no SIAA de Vitória da Conquista, que também atende à cidade de Belo Campo.

Novo calendário de abastecimento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) também divulgou na última quarta, 29, no site da empresa, a versão digital do calendário de abastecimento de Vitória da Conquista e Belo Campo. A entrega da versão impressa nos imóveis será iniciada na próxima semana.

O cronograma mantém a distribuição de água alternada a cada três dias nos dois grandes grupos criados para equilibrar o abastecimento na cidade durante a vigência do regime preventivo de racionamento. Os moradores do bairro Alto Maron devem se atentar para mudança de grupo. Antes pertencentes ao Grupo B, o bairro Alto Maron foi transferido para o Grupo A. Acesse as informações no site da Embasa (www.embasa.ba.gov.br).

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores