Confira a programação preliminar do 2º Fórum Internacional Universalizar

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) publica a programação preliminar do 2º Fórum Internacional Universalizar, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador (BA). Com o tema 100 anos em 10: estratégias de investimentos para a universalização do saneamento, o evento é realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e com o Patrocínio Master da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

O credenciamento do 2º Fórum Internacional Universalizar será realizado das 8h às 9h do dia 11 de abril.  A partir das 9h, ocorrerá a Solenidade de Abertura, com a presença de referências no setor, como Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece); Leonardo Goes, presidente da Embasa; Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; e Michael Walls, professor da University College London (UCL). O primeiro painel do dia será a Palestra Magna conduzida pelo professor Julius Sen, associado da London School of Economics and Political Sciences e da UCL, das 9h50 às 10h45

Às 11h, inicia-se o Painel 2, que abordará Experiências Internacionais para alavancar investimentos no setor de saneamento. Com a participação de especialistas como Amar Qureshi, CO-CEO da Agilia Infrastructure Partnerse e Co-Fundador da Agilia Infrastructure Partners (a confirmar), além do debatedor Daniel Keller, sócio-diretor da Una Partners, o moderador do evento será Neuri Freitas, presidente da Aesbe. A estrutura do painel inclui uma palestra de 45 minutos, seguida de 15 minutos para o debatedor e 15 minutos para o moderador. Haverá, também, 30 minutos reservados para perguntas e respostas, encerrando-se com a entrega de certificados e brindes ao final dos debates.

Após o almoço, às 14h, terá início o Painel 3, dedicado a discutir Experiências Internacionais em Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Saneamento. A palestrante será Maria Salvetti, economista da OCDE e Prof. da Universidade de Florença, já o debatedor será Carlos Nascimento, coordenador geral do MBA PPP e Concessões da FESPSP e professor Honorário Associado da UCL e a mediação fica com Marcus Vinicius Fernandes Neves, presidente da Cagepa e ex-presidente da Aesbe. O debate buscará elucidar os desafios e benefícios das PPPs nesse contexto. A estrutura do painel seguirá o mesmo formato dos anteriores, com tempo dedicado à palestra, ao debatedor, ao moderador e às perguntas do público.

O último painel do dia 11 de abril, às 16h, focará em ESG (Environmental, Social and Governance) e Infraestrutura, com perspectivas internacionais. Os palestrantes serão Michael Walls, diretor do Department of Planning Unit da University College London (UCL); Armando Castro, diretor do Centro de Estudos de Sustentabilidade da UCL;  Karisa Ribeiro, coordenadora de PPPs do Cone Sul do BID Invest e responsável por ESG no Grupo BID, além da representante do Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC), Olga Pontes, especialista em Cultura Organizacional, Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Programa de Integridade, Liderança Ética Transformacional e ESG. O moderador será Rafael Castilho, da FESPSP.

O primeiro dia do evento será encerrado com um coquetel de abertura, no próprio Wish Hotel da Bahia, proporcionando aos participantes a oportunidade de networking e interação após um dia de debates e aprendizado.

No segundo dia, 12 de abril, às 9h, o Painel 5 abordará o investimento público como instrumento para a universalização do saneamento. A palestrante será Miriam Belchior, secretaria executiva da Casa Civil da Presidência da República (a confirmar), já a debatedora será Marcela Lima, diretora Financeira e Comercial da Embasa e o moderador Ricardo Soavinski, vice-presidente da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Às 11h, terá início o Painel 6, que discutirá Experiências nacionais de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Saneamento. Com a palestra de Leonardo Goes, presidente da Embasa, e como debatedor estará Munir Abud, vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe e presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), o debate abordará casos de sucesso e desafios enfrentados no contexto nacional. A moderação será feita por Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Cagece.

Às 14h, o Painel 7 explorará o Saneamento em favelas, comunidades urbanas e áreas rurais. Com a participação de especialistas como Antonio da Costa Miranda Neto, ex-membro do Grupo Assessor do Secretário Geral da ONU para Saneamento e consultor Sênior em Saneamento e Elcires Pimenta, coordenador Técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP.

O último painel do evento, às 16h, abordará a presença do Brasil na COP30 e o papel do saneamento nesse contexto. Com a palestra de José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, vice-presidente regional Norte da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) (a confirmar); debate de Armando do Valle, presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) (a confirmar); e moderação de Camila Roncato, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Mudança do Clima e superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago. A mesa de encerramento do evento contará com a participação de Neuri Freitas, presidente da Aesbe; Leonardo Goes, presidente da Embasa; Rafael Castilho, coordenador do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; e Carlos Nascimento, professor Honorário Associado da UCL.

Sobre o evento

As inscrições para o 2º Fórum Internacional Universalizar estão abertas desde o dia 1º de fevereiro e são gratuitas para colaboradores das empresas associadas à Aesbe. Clique aqui para se inscrever. O evento, limitado a 200 vagas, promete ser um espaço de troca de conhecimentos e experiências, contando com a presença de professores da University College London (UCL), uma das mais renomadas universidades do mundo.

Além de abordar temas atuais e relevantes no campo do saneamento, a programação do evento incluirá a divulgação de estudos e pesquisas da Série Universalizar da Aesbe, oferecendo aos participantes uma visão ampla das últimas tendências e diretrizes práticas no setor.

O 2º Fórum Internacional Universalizar representa uma oportunidade ímpar para profissionais, estudantes e interessados no setor de saneamento de se aprofundarem nas discussões sobre como alcançar a universalização dos serviços de saneamento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde pública. Este evento não só destaca a importância da integração entre pesquisa e prática, mas também reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no Brasil.

Desconto na hospedagem

Os participantes do evento terão direito a um desconto de 10% na hospedagem no Wish Hotel da Bahia. Para acessar o desconto, basta aplicar o código: UNIVERSALIZAR24 no momento da reserva, que deve ser realizada no site do hotel: clique aqui e acesse.

Além do site, as reservas podem ser feitas por meio do e-mail: reservas@grupowish.com ou por telefone: 0800 600 8088. Em ambos os casos, é preciso mencionar o código UNIVERSALIZAR24 para que seja aplicado o desconto.

Segue abaixo o passo a passo para a utilização do código pelo site:

Passo 1: Acesse o site https://www.wishhotels.com.br/wish-hotel-da-bahia

Passo 2: Clique em RESERVE AGORA e coloca o período que desejar se hospedar (para acessar o desconto, o período de hospedagem deve ser dentro dos dias 08/04 até 14/04/2024 – não sendo necessário que a hospedagem contemple todos os dias) e clique em RESERVE AGORA.

Passo 3: Insira o código UNIVERSALIZAR24 no campo código promocional. Após digitar o código clique em aplicar.

Passo 4: Depois, clique em buscar e aproveite os valores especiais disponibilizados para estadia dos seus convidados. 

Serviço

O quê: 2º Fórum Internacional Universalizar.

Quando: 11 e 12 de abril de 2024. 

Onde: Wish Hotel da Bahia – Av. Sete de Setembro, 1537 – Dois de Julho, Salvador – BA. 

Desconto na hospedagem: 10%, aplicando o código UNIVERSALIZAR24. Faça aqui sua reserva.

Inscrições: Clique aqui para se inscrever.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores