Confira a programação completa do Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizará, nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, em Brasília (DF), o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis. As inscrições estão abertas e são gratuitas exclusivamente para os colaboradores das Companhias de Saneamento associadas à Aesbe e demais associações do setor de saneamento. O evento conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).  Confira a programação completa ao final da página.

O seminário será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o maior centro de convenções da América Latina. O evento tem como objetivo discutir os planos de governo para o setor dos candidatos à Presidência da República. A Aesbe entregará aos presidenciáveis uma Cartilha sobre Saneamento, contendo as prioridades para o setor e as principais dificuldades encontradas pelas Companhias Estaduais. A medição do debate com os presidenciáveis será feita por Adriana Couto, jornalista da TV Cultura. 

Além disso, a entidade abordará o cenário atual do saneamento, após dois anos da atualização do marco legal. Portanto, o seminário possibilitará a interação entre os colaboradores das companhias associadas à Aesbe e das demais associações do setor, permitindo um ambiente adequado para o debate em prol da universalização do saneamento.

A Palestra Magna do evento terá como tema “ESG e Saneamento”, com a participação de Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima (Terrestrial Observation Panel on Clima) do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial. 

Para o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, é de extrema importância reunir os candidatos à Presidência da República para debater o futuro do setor. “Estamos há dois anos passando por mudanças desafiadoras no saneamento. Necessitamos ainda de ajustes na nova legislação para viabilizar a universalização dos serviços. Portanto, é muito importante para a Aesbe explanar para os presidenciáveis sobre os entraves e melhorias que devem ser feitas. Esperamos ter a participação de todos nesse importante debate”, afirma Neuri Freitas.

Clique aqui para se inscrever. Confira a programação completa ao final da página.

Hospedagem 

No local possui o CICB Hospitality, um hotel exclusivo para participantes de eventos do CICB. A Aesbe garantiu um desconto na hospedagem para o público do seminário, sendo necessário informar o nome do evento no ato do pedido de reserva. O valor da diária para um quarto individual custa R$ 340 e a diária para o quarto duplo custa R$ 385. Para garantir a reserva, entre em contato por meio do e-mail: reservas@cicb.com.br ou por meio do telefone/whatsapp (61) 2196-9079.

Responsabilidade socioambiental

Alinhado à Responsabilidade Socioambiental adotado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, será realizado o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norteDessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado.

 O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Nota-se um papel muito importante nesta região por servir de lar para muitas famílias rurais e como um corredor ecológico, tendo em seu entorno várias Unidades de Conservação (UCs), possuindo uma rica biodiversidade, diversas formações vegetais e espécies de importância ecológica e social. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental que está constantemente ameaçada pela atividade humana.

 Selo Sou Resíduo Zero 

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis terá a gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

 Serviço

Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

Quando: 1 e 2 de setembro de 2022

Onde: CICB – localizado no St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul. Brasília (DF).

Inscrições: Gratuitas para associadas Aesbe. Clique aqui

Confira a programação completa abaixo:

 

Dia 1 de setembro – 17h às 20h30

Credenciamento

  • Horário: 17h às 18h

Solenidade de Abertura

  • Horário: 18h30 às 19h30
  • Composição da Mesa:
    • a) Neuri Freitas – presidente da Aesbe;
    • b) James Serrador, vice-presidente Regional Norte
    • c) Manuela Coutinho, vice-presidente Regional Nordeste 2
    • d) Ricardo Soavinski, vice-presidente Regional Centro-Oeste
    • e) Roberta Maas, vice-presidente Regional Sul

Entrega da Cartilha

Durante a Mesa de Abertura, será feita a entrega oficial da Cartilha sobre Saneamento (destinada aos candidatos à Presidência da República), pelo coordenador e secretário da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI).

Palestra de Abertura

  • Tema: ESG e Saneamento
  • Horário: 19h30 às 20h30
  • Palestrante: Thelma Krug, vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) 

Coquetel – a partir de 20h30

 

Dia 2 de setembro – das 9h às 18h

Boas-vindas 

  • Horário: 9h
  • Presidente da Aesbe, Neuri Freitas

 

PAINEL: O Saneamento na Perspectiva dos Futuros Governantes

  • Tema: A abordagem do saneamento nos programas de governo dos presidenciáveis
  • Horário: 09h10 às 13h
  • Moderadora: Adriana Couto – jornalista da TV Cultura
  • Participantes: cinco candidatos à Presidência da República

 

Intervalo – 11h10 às 11h25

 

Perguntas da plateia aos presidenciáveis

  • Horário: 11h30 às 13h

Pausa para almoço – 13h às 14h20

 

PAINEL: Desafios e Perspectivas frente ao Novo Marco do Saneamento

  • Horário: 14h30 às 16h30
  • Coordenadora e Debatedora: Manuela Coutinho Marinho, presidente da Compesa
  • Composição da Mesa:
  1. Neuri Freitas, presidente da Aesbe
  2. Alceu Guérios Bittencourt, presidente da Abes
  3. Rodopiano Marques Evangelista, presidente da Assemae – a confirmar
  4. Percy Soares Neto, diretor executivo da Abco
  5. Vinícius Benevides, presidente da Abar – a confirmar
  6. Renata de Faria Rocha Furigo, coordenadora geral do ONDAS
  7. Veronica Sánchez da Cruz Rios, diretora presidente da ANA – a confirmar
  8. Pedro Maranhão, secretário Nacional de Saneamento

 

Intervalo – 16h30 às 16h45

 

Debates e perguntas do Painel

  • Horário: 16h45 às 17h45

Encerramento do evento 

  • Horário: 18h

Informações

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores